TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PALESTRA SOBRE SISTEMA PENITENCIARIO BRASILEIRO

Trabalho Escolar: PALESTRA SOBRE SISTEMA PENITENCIARIO BRASILEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/1/2015  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

A palestra apresentou uma abordagem ampla do núcleo da violência e as questões de perspectiva sociológica na gestão de penitenciária brasileira, direitos humanos, políticas públicas e reflexões sobre justiça e punição.

Trata-se de um problema que envolve uma nação, sociedade e que gera um extremo grau de indignação, mas também de impotência, já que este mesmo assunto, muitas vezes é ignorado pelo governo, por não ser ‘’relevante’’ nas campanhas políticas, mas enquanto há somente discussões e tentativas de solução, temos que ver e presenciar todos os dias às injustiças cometidas diariamente por órgãos e instituições que deveriam proteger o indivíduo e não puni-lo de maneira desumana.

Quando se trata de estáticas e números o resultado é assustador, pois chegamos a índices absurdos sobre a questão da violência no Brasil, como alguns casos emblemáticos, mortes por agressões, jovens mortos pelos policiais, linchamentos. Isso só mostra o descaso total do governo em relação aos crimes cometidos pelo nosso sistema de segurança, o qual deveria proteger e resolver o problema, mas na realidade, muitas vezes acaba fazendo parte da conjuntura. Nesse caso, pode-se concluir que a nossa sociedade brasileira é extremamente violenta, agressiva, cadeias estão lotadas e o que se destaca é a violência. Não podemos deixar de refletirmos: O indivíduo é condenado a uma pena ou ao um extermínio? Pois é exatamente isso que acontece em nosso sistema carcerário, onde o indivíduo deveria pagar a sua pena, se arrepender, mas isso muitas vezes não acontece, o individuo vai direto a morte, a cadeia acaba sendo apenas uma passagem, um arranjo temporário.

Vivemos com uma anestesia moral em relação à violência, descaso das autoridades e a impotência de instituições responsáveis pelos direitos humanos. Esses problemas acabam ferindo o coração da nossa democracia, pois neste momento é só na teoria o governo de todos os cidadãos, porque na realidade acaba sendo uma utopia.

São diversos os fatores abordados, que mostram a ausência de justiça ou simplesmente a justiça mal cometida. O que caracteriza o sistema de justiça em nosso país é a punição, ou seja, a forma mais ‘’fácil’’ de aplicar um castigo e que a maioria das pessoas estão adotando esse tipo de ‘’sistema’’, e acabam que punindo severamente ou brutalmente o bandido , porque se formos analisar , os mais penalizados são os pobres e negros , que acabam sendo ignorados pelos Estado. Para a sociologia a punição parte da critica da perspectiva no âmbito dos estudos sobre crime e punição. Vivemos em uma sociedade em que a punição de um crime é natural, por isso o descaso quando são cometidas injustiças.

Mas durante, a palestra o sociólogo apresentou o NEV (núcleo de violência) da USP, que se preocupa com a interface entre pesquisa, intervenção em favor dos direitos humanos e a formulação de políticas públicas. O NEV foi criado em 1987 e busca articular a pesquisa acadêmica de mais alta qualidade e com a militância dos Direitos Humanos. Esse núcleo parte do principio de estudar para resolver os problemas que são deixados de lado, os movimentos e paradoxos da nossa civilização e a pesquisa busca resolver e entender isso.

Este tema é bastante complexo, pois possui muitas imposições, há os que acham certo e aqueles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com