TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS DE NEGÓCIO

Tese: PERGUNTAS DE NEGÓCIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Tese  •  2.027 Palavras (9 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 9

QUESTÕES DE EMPREENDEDORISMO

1) O que é empreendedorismo, qual o conceito?

Para Shumpeter (1949), o empreendedor é aquele que quebra a ordem corrente e inova, criando mercado com oportunidade identificada. Para Kirzner (1973), o empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente. Porém ambos são enfáticos em afirmar que o empreendedor é um exímio identificador de oportunidades, sendo indivíduo curioso e atento a informações, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.

2) Qual o papel do empreendedor?

O papel do empreendedor é trazer mudança inovação, assumir riscos calculados e responsabilidades. Assim o papel do empreendedor dentro das organizações precisa ser devidamente ajustado a novas demandas de trabalho em equipe e cooperação. Aliando o espírito empreendedor ao espírito de equipe, para conduzir as organizações para a competitividade.

3) Onde se pode aplicar o empreendedorismo?

Pode ser aplicado tanto no meio privado como no público, e para tanto é necessário se ter “pessoas empreendedoras” (líderes, gestores, governos) seu ponto-chave, pois são as pessoas empreendedoras que dão vida ao empreendedorismo.

4) Qual é o ato de empreender?

Então, o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ele, assumindo riscos calculados.

5) Quais as características do empreendedor?

São visionários, sabem tomar decisões, indivíduos que fazem a diferença, que sabem explorar ao máximo as oportunidades, são determinados e dinâmicos, otimistas e apaixonados pelo que fazem independentes e constroem o próprio destino, ficam ricos, líderes e formadores de equipes, são bem relacionados e organizados, planejam muito, possuem conhecimento, assumem riscos calculados, criam valor para a sociedade.

6) Uma idéia é o suficiente para construir um negócio?

Não basta ter uma boa idéia: ela precisa ser uma oportunidade de negócio e o dinheiro necessário para programar-la precisa estar disponível.

7) O que é fundamental para abrir um negócio?

Planejamento, pesquisa de campo e mercado e elaborar um bom plano de negocio.

8) O que é possível identificar com um Plano de Negócios?

Identificar riscos e propor planos para amenizá-los, identificar pontos fortes e fracos, conhecer o mercado.

9) Qual a estrutura de um Plano de Negócios?

Capa, Sumario, Sumario executivo, Analise Estratégica, Descrição da empresa, Produtos e Serviços, Plano Operacional, Plano de Recursos humanos, Analise de Mercado, Estratégias de Marketing, Plano Financeiro, Anexos.

10) O que é Sumario Executivo?

É a principal seção do plano, contém uma síntese das principais informações que constam no plano.

11) O que é analise estratégica?

Onde se é definidos os rumos da empresa, sua visão e missão, sua situação atual das potencialidades e ameaças externas, suas forças e fraquezas, seus objetivos e metas de negócio.

12) Faça a descrição da empresa?

São descritos: empresa, histórico, crescimento, faturamento, razão social, impostos, estrutura organizacional e legal, localização, parcerias.

13) O que é o Plano operacional?

É o plano que irá orientar o empreendedor com informações sobre o mercado, os produtos e serviços a serem oferecidos, os possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e pontos fortes e fracos no negócio. Por meio de projeções de faturamento, custos e despesas, o plano apresenta a viabilidade do negócio.

14) Plano de recursos humanos é?

É uma das funções tradicionais da organização e que tem como missão estabelecer o sistema que rege as relações entre os seus colaboradores, definir a melhor adequação de cada um deles à função que irá realizar, e estabelecer a integração dos colaboradores.

Diante disso, pode-se afirmar que essa área da organização trata do recrutamento, da seleção, do treinamento, do desenvolvimento, da manutenção, do controle e da avaliação dos funcionários de uma empresa. Sendo assim, pode-se considerar melhora da efetividade dos funcionários nas empresas, e também melhorias nos planejamentos organizacionais.

15) O que é analise de mercado?

Uma análise de mercado consiste num estudo mais profundo da empresa que permite a identificação e conhecimento de um conjunto de variáveis que se encontram fora do controle direto da organização mas que de forma direta ou indireta podem influenciar com maior ou menor intensidade.

A análise do mercado permite ainda se conhecer de perto o ambiente onde o produto ou serviço se encontra. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e o produto se localizam, pela concorrência e pelo perfil do consumidor.

16) O que é estratégia de Marketing?

Dentro do Marketing, podem-se perceber inúmeras estratégias, planos desenhados para atingir objetivos e determinar qual o melhor caminho a ser seguido no mercado, suas possíveis alterações e também reações que devem estar devidamente detalhadas para que não apareçam surpresas ao longo do tempo, especialmente perda de mercado porquê não lembrou-se de um ou outro fator que pode ser uma variável que trará consigo o sucesso do concorrente.

A Estratégia de Marketing deverá garantir que a empresa atinja os objetivos estruturados no plano de marketing

17) O que é Plano financeiro?

O planejamento financeiro mostra-se não somente como uma ferramenta para a boa gerencia, mas sim como algo necessário a sobrevivência da empresa. De acordo com o conceito, planejar é traçar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja por em prática. Desta forma, planejar as finanças da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com