TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O JOVEM ARQUITETO NO BRASIL / VITRUVIUS

Exames: PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O JOVEM ARQUITETO NO BRASIL / VITRUVIUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTIONÁRIO 1 – PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA O JOVEM ARQUITETO NO BRASIL / VITRUVIUS

1- De acordo com o texto de Whitaker, o que caracteriza um arquiteto de sucesso?

Considerando o texto, para se tornar arquiteto de sucesso é necessário que a capacidade de cada profissional se resuma a construções de luxo, onde a arquitetura autoral é tida como o ápice da profissão, ou seja, o único ramo de prestígio da profissão, sendo estes profissionais endeusados por todos. Tal situação intimida que os novos profissionais da área, que trabalham arduamente, não sejam valorizados e reconhecidos como profissionais de sucesso. Os olhares ampliados, voltados para os aspectos sociais e urbanísticos, é o que deveria manter destacado na profissão, o que hoje é deixado de lado levando grande parte da população a viver de maneira precária, sem ter nenhum acesso à arquitetura de qualidade.

2- Sette argumenta que a arquitetura se encontra em um impasse, justifique.

Uma vez que a arquitetura é vista por todos como uma profissão destinadas apenas a classe A, observamos que a área de atuação destes profissionais se limita sem ter qualquer preocupação com o todo. Mas não quer dizer que os profissionais renomados, que compõe muitas das vezes capas de revistas não estejam fazendo uma boa arquitetura. O que acontece é que o campo de atuação destes profissionais que deveriam estar ampliados para as questões sociais, incorporando a qualidade arquitetônica no momento em que se constrói um empreendimento afim de se preocupar-se com as necessidades únicas de cada lugar, estão voltadas apenas a atender a necessidade visual que a arquitetura autoral, formal define.

3- Withaker afirma que a arquitetura não cumpriu seu papel social, defina este papel e justifique a afirmação do autor.

Atender a classe de baixa renda tornou-se um fator de grande peso na profissão do Arquiteto. Withaker mostra que a realidade atual é uma arquitetura de fachada, verticalizada, que não se preocupa com a rua e a cidade, muito menos com as questões que geram e fazem estas cidades funcionarem, pois a impermeabilização, esgotamento e drenagem das cidades são muitas vezes insuficientes. O “deixar de lado” dos profissionais da arquitetura, transforma a cidade e o lugar de ficar em mini cidades fortificadas que se distancia da realidade urbana brasileira. O mercado imobiliário domina e não dá nenhuma atenção à arquitetura, reproduzindo em diferentes lugares, os mesmos modelos, sem dar atenção ao clima ou topografia. O profissional da arquitetura que teria de ter uma vocação indiscutivelmente transformadora não foi capaz de sustentar o crescimento urbanístico, decente, no país.

4- Tomando o texto de Whitaker como base, qual é a "boa arquitetura" ensinada nas escolas. Quais prejuízos decorrentes do esquecimento destes ensinamentos?

‘A “boa arquitetura” se resumiria a um painel com uma única foto de uma obra, um croqui autoral, e uma frase, paramentada por uma estilosa assinatura.’

No Brasil o campo de atuação é diverso na área de arquitetura, mas como constatamos esta muita das vezes limitada a uma porcentagem pequena da população, onde a competitividade, as poucas oportunidades de trabalho e o desprestigio da profissão junto às construtoras fazem com que a vida dos escritórios de arquitetura não seja fácil. Isso se da também, devido ao modo de ensino em que os profissionais são formados, visando de certa forma o contexto de se tornar conhecido (isso quer dizer trabalhar para as pessoas de classe A). A função de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com