TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ESTÁGIO I

Dissertações: PLANO DE ESTÁGIO I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

2.2 BREVE APRESENTAÇÃO DO AGRONEGÓCIO

Para Batalha (1995, p....), agronegócio significa: “[...] o conjunto das empresas produtoras de insumos, propriedades rurais, indústrias de processamento, distribuição e comércio nacional e internacional de produtos agropecuários in natura ou processados”.

Segundo Mendes (2007) aplica que,

O agronegócio é simplesmente o maior negocio da economia brasileira e também da economia mundial. Gerando mais de um terço do PIB brasileiro, quase 40% do saldo positivo da balança comercial do Brasil, também conhecido como o setor que mais contribui para o equilíbrio das contas externas brasileiras. (p. 1).

A administração é uma profissão importante para as organizações tanto ligadas ao agronegócio ou não, “a administração é imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a administração as organizações jamais teriam condições de existir e de crescer” (CHIAVENATO, 2003, p.2)

Para Araújo (2008), a compreensão do agronegócio, em todos os seus componentes e inter-relações, é uma ferramenta indispensável a todos os tomadores de decisão, sejam autoridades publicas ou agentes econômicos privados, para que formulem politicas estratégicas com maior previsão e máxima eficiência.

Segundo Antunes e Engel (1999), nos dias de hoje, o conceito da administração do agronegócio esta sendo relacionado á necessidade de controlar e gerenciar um número cada vez maior de atividades que podem ser desenvolvidas dentro de uma propriedade rural.

A visão do agronegócio segundo Rufino (apud ARAUJO, 2008, p. 22) “[...] e seu consequente tratamento como conjunto potencializa grandes benefícios para um desenvolvimento mais intenso e harmônico da sociedade brasileira. Para tanto, existem problema e desafios a vencer. Dentre estes, destaca-se o conhecimento das inter-relações das cadeias produtos para que sejam indiciados os requisitos para melhorar sua competitividade, sustentabilidade e equidade”.

Porem para Canziani (2001), observa-se, no entanto, que mesmo com os efeitos positivos obtidos com a administração eficiente das propriedades rurais que, a maioria dos produtores rurais no Brasil, não adota de maneira formal e eficiente varias destas praticas administrativas, que poderiam proporcionar maior competitividade aos seus negócios.

Segundo Ferreira (2001) diz que,

[...] o agronegócio junta as operações de produção e distribuição de suprimentos com as atividades de produção nas unidades agrícolas, armazenagem, processamento e distribuição dos produtos produzidos a partir dele. (P. 46).

Portanto para Mendes (2007), o agronegócio ultrapassa as fronteiras da propriedade rural, para envolver todos os que participam direta ou indiretamente do processo de levar os alimentos e as fibras aos consumidores.

A partir dos estudos realizados por Batalha (1997), em relação a dificuldade da operação e a eficiência dos mecanismos de produção e comercialização. De acordo com o mesmo, “[...] vender e comprar não é uma tarefa trivial. Ao contrario, a adoção de um mecanismo de comercialização inapropriado fatalmente implica prejuízo”. Sabendo disso a falta de conhecimento tecnológico ou sua eficiência agrava seu crescimento tanto de produção quanto comercialização, completando o mesmo “[...] a competitividade global de uma empresa depende profundamente de sua eficiência na comercialização de seus insumos e produtos”.(p. 50).

Citam Weber e Martins (2002), que os produtores familiares, sofrem de problemas crônicos de acesso aos recursos tecnológicos e financeiros, enfrentando inúmeras dificuldades para colocar seus produtos no mercado, e com isso, sujeitam-se às desvantajosas condições impostas pelos intermediários de quem dependem.

Os fatores limitantes a competência administrativa nas empresas rurais segundo Canziani (2001) podem ser agrupados nas seguintes variáveis: a insuficiência de conhecimento, a falta de habilidade e atitudes negativas.

Para Crepaldi (1998, p.....), “o administrador de um empreendimento tem necessidade de saber onde e de que forma estão aplicados seus recursos e qual esta sendo o retorno financeiro obtido”.

Segundo Phillips e Peterson, Miller et al (1998, p.12)

Vários estudos tem mostrado que propriedades rurais bem administradas obtém melhores resultados econômicos. Isso significa que uma melhor pratica das funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle) pelos produtores rurais pode melhorar o resultado econômico das suas propriedades.

Segundo Manzalli (2006), o progresso técnico implica genericamente um aumento da produtividade de todos os recursos utilizados para a produção de um bem ou serviço, aumento que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com