TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICA DE PROTEÇÃO AO IDOSO

Casos: POLITICA DE PROTEÇÃO AO IDOSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

DUCENA GONZAGA DOS SANTOS

POLÍTICAS DE PROTEÇÃO AO IDOSO

Campo Novo do Parecis - MT

2014

DUCENA GONZAGA DOS SANTOS

POLÍTICAS DE PROTEÇÃO AO IDOSO

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas , oficina de Formação: Projeto de intervenção; a Realidade Regional e po Serviço Social; Planejamento Social; Estagio Curricular Obrigatório II

Prof.: Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Rosane Aparecida B. Malvezzi, Valquiria Aparecida Dias Capriole.

Campo Novo do Parecis - MT

2014

INTRODUÇÃO

A Constituição Federal de 1988, a Política Nacional do Idoso, Estatuto do Idoso e a Política de Assistência Social, compõem a nova institucionalidade de proteção ao idoso no Brasil, todos estes conjuntos de leis e regulamentações, fortalecem a melhoria das condições de vida e de cidadania para o idoso que necessita de atenção constante e reconhecimento aos seus direitos, a pessoa idosa tem o direito de viver com dignidade, é papel de toda sociedade garantir seus direitos sociais.

Conforme previsto no Estatuto do Idoso, que regulamenta os direitos dos cidadãos, idoso é a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, que precisa ter garantido o direito à vida, à liberdade, ao respeito, à reabilitação e à convivência familiar. É imprescindível ressaltar a promulgação da Lei 8.842, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, e visa assegurar-lhe os direitos sociais, criando-lhe condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, visto que as pessoas da terceira idade não devem ser tratadas como responsabilidades isoladas, e sim solidárias e subsidiárias entre família, sociedade e Estado, a fim de garantir um envelhecimento digno a todo cidadão.

DESENVOLVIMENTO

O processo do envelhecimento visto pelos

aspectos cronológico e biológico e o impacto social na vida da pessoa idosa, tendo como objetivo geral analisar o processo de envelhecimento através da idade cronológica e biológica, e objetivos específicos e analisar a relação família,idoso e sociedade e observar quais os impactos sociais na vida da pessoa idosa,

ressalta-se, ainda que a pessoa idosa, em nossa sociedade, ainda é vista com discriminação, fato que gera vários impactos sociais em sua vida. O número de idosos (60 anos e mais de idade) chega a 14,5 milhões passando a representar 9,1% da população brasileira, enquanto no início da década somavam 11,4 milhões, isto é, 7,9% do total. Apesar do processo de envelhecimento recente, a população brasileira pode ser considerada uma das maiores do mundo, superior a da França, Itália e Reino Unido. Daqui a 25 anos esta população de idosos no Brasil poderá ser superior a 30 milhões.

O alto custo de vida dos cidadãos de terceira idade é conseqüência direta da falta de políticas públicas para a população idosa. Enquanto em outros países do mundo o envelhecimento vem sendo tratado como prioridade para se alcançar uma melhor qualidade de vida.

No Brasil os idosos ainda sofrem os efeitos da falta de políticas de atendimento, que atendam as necessidades básicas dos idosos, para uma vida digna, com alimentação, moradia, lazer, transportes, prevenção e tratamento da saúde, acesso aos benefícios dos quais nunca foram incluídos socialmente,o crescimento da população idosa brasileira tem provocado alterações profundas na sociedade este impacto já é sentido na economia, no mercado de trabalho, nas relações familiares e no sistema de saúde a medida em que o país continua na sua transição demográfica, o impacto deverá ser ainda maior no futuro, sendo que a pirâmide populacional modifica gradativamente, pressupondo que há necessidade de criação de políticas sociais que preparem a sociedade para essa nova realidade do sistema público de atendimento, a questão social no Brasil vem sendo marcada ao longo da história, por inúmeras transformações provocadas no mundo do trabalho, do Estado e da Previdência no sistema de proteção social, que têm ocasionado à perda de garantia de direitos sociais de milhões de brasileiros e dentre os quais os idosos, segmento que ainda permanece esquecidos pelos governantes do nosso pais.

É evidente, que as políticas para valorização das pessoas idosas está ainda muito longe de ser efetivada. A velhice é uma fase da vida que possui necessidades físicas: alimentação, sono, atividade, e psicológicas: amor, segurança, aceitação, auto-aceitação, realização, fica mais frágil, entretanto não se quer dizer que velhice é doença.

os idosos serão os norteadores responsáveis pelas ações que possibilitam a proteção e inclusão social e também a qualidade de vida

O aumento do número de pessoas idosas é consequência da melhoria na qualidade de vida. Esse aumento despertou grandes interesses empíricos e teóricos sobre o idoso, a velhice e o envelhecimento.

O envelhecimento populacional apresenta-se como um fenômeno atual de grande relevância em todo o mundo, pois à medida que as sociedades envelhecem os problemas de saúde entre os idosos desafiam os sistemas de saúde e de seguridade social.

Envelhecer com saúde é um direito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com