TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idosos E Falta De Política Públicas

Trabalho Escolar: Idosos E Falta De Política Públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 2

Ao envelhecer, o tempo ocioso aumenta, chega à aposentadoria, e com ela inúmeras inseguranças quanto à liberdade, convívio social, baixa autoestima e também a qualidade dos relacionamentos interpessoais. Por meio dessas ocorrências os idosos encontram necessidade de permanecerem ativos, encontrar ações que permitam que não se sintam inferiores; ocupando o que muitos chamam, de modo equivocado, de tempo livre. Todavia quem não teve o hábito no decorrer da vida de “reservar” um tempo para o lazer, dificilmente vai exercê-lo na velhice, até mesmo conhecer o verdadeiro significado dessa prática.

Através das visitas domiciliares vimos à importância desse instrumental técnico que propiciou o conhecimento da real necessidade de cada usuário, podendo assim formular a melhor estratégia na busca de mudança na situação de vulnerabilidade social.

Assim necessário se faz que seja dada uma maior atenção aos idosos em nosso município.

Faz-se necessário, que o poder público local disponibilize, em cada região administrativa, no mínimo uma ILPI pública, que funcione de forma integral ou na modalidade centro-dia. No centro-dia, o idoso com vínculo familiar fica durante todo o dia, ou parte dele, em uma unidade na qual são prestados alguns serviços de cuidado, de saúde e oferecidas atividades de lazer e cursos diversos. O idoso retorna para casa, para passar a noite.

Essa modalidade de serviço tem sido vista como uma melhor alternativa à residência institucional por não haver quebra de vínculos familiares e por apresentar custo mais baixo. No entanto, ela se adéqua apenas a idosos semidependentes e independentes, com laços familiares.

Dessa forma, acredita-se que o Estado possa suprir uma demanda crescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com