TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL E SUAS CARACTERÍSTICAS

Projeto de pesquisa: POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL E SUAS CARACTERÍSTICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

INGRID DAYANA OLIVEIRA LINS ROSA

POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL E SUAS CARACTERÍSTICAS

1960-1980

Pesqueira

2014

INGRID DAYANA OLIVEIRA LINS ROSA

POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL E SUAS CARACTERÍSTICAS

1960-1980

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 2° e 3° semestre.

Profs. Clarice da Luz Kernkamp, Paulo Sérgio Aragão e Sergio Goes.

Pesqueira

2014

SUMÁRIO

CAPA...............................................................................................................................01

FOLHA DE ROSTO.........................................................................................................02

SUMÁRIO........................................................................................................................03

INTRODUÇÃO................................................................................................................04

DESENVOLVIMENTO...............................................................................................05-08

CONSIDERAÇÕES FINAS.............................................................................................09

REFERÊNCIAS...............................................................................................................10

ANEXO (CÓDIGO DE ÉTICA DE 1986)....................................................................11-18

INTRODUÇÃO

Falar de assistência social como política, é falar de um processo complexo e ao mesmo tempo racional ético e cívico. Porque toda política de intervenção assumida pelos poderes públicos, deve resultar de um conjunto articulado e discernido de decisões coletivas, baseadas em indicadores científicos.

A racionalidade dessa espécie de política está no fato dela ser informada por estudos, pesquisas, diagnósticos e avaliação de seus resultados e impactos, tratando-se então de de um processo que implica na getão e aplicação de programas, serviços e recursos tendo como principal compromisso a melhor satisfação das necessidades sociais.

Trata-se de um processo ético, porque o combate às desigualdades sociais, é uma responsabilidade moral que nenhum governo deve abrir mão, ou fazer vista grossa frente a fome, a miséria, a ignorância e morte prematura de pessoas devastadas pela pobreza extrema. É também um processo cívico, porque deve ter vinculação evidente com os direitos de cidadania social, procurando concretizá-los, ou seja, prestar à população um conjunto de benefícios e serviços que lhe é devido em resposta as suas necessidades sociais.

Então fazer um resgate dos pontos mais importantes da historia das politicas sociais brasileiras nos anos de 1960 a 1980, mostra como ocorreram as primeiras iniciativas do governo nas questões sociais e como o estado lidava com essas políticas no início do século XX.

DESENVOLVIMENTO

A política social surgiu a partir do captalismo, construída através das mobilizações de classes operárias, participantes das revoluções industriais no Séc. XIX e foi entendida como medida de intervenção do governo nas relações sociais originadas no mundo da produção. Elas foram classificadas conforme seu objetivos:

• Primárias, secundárias e terciárias;

• Curativas e preventivas;

• Terapêuticas e promocionais.

Representadas de acordo com o se público-alvo:

• Crianças;

• Jovens;

• Idosos.

E por critérios de normalidade/anormalidade:

• Doentes;

• Excepcionais;

• Inválidos;

• Psicóticos;

• Desadaptados sociais.

Dessa forma o governo fragmentava, isolava e controlava as politicas sociais, e acabava estigmatizando a população quando as separa, transformando e reforçando a concepção de desviantes e desintegrados. O estado coloca como se estivesse preocupado com essa questões e ao mesmo tempo não as resolve, demonstra preocupação nos discursos com amplos conhecimentos para implantação de saneamento básico, porém, ainda existem brasileiros morando com esgoto a céu aberto.

As política sociais tiveram em sua tragetória pontos importantes, um deles foi o golpe militar de 1964 que, afetou bruscamente os movimentos políticos e socioculturais, destruindo conquistas anteriores, alcançadas por tantas lutas sociais no país, a era Vargas foi considerada bons tempos para os direitos sociais, período esse que teve a implantação das legislações trabalhistas e sindicais.

”Na constituição de 1934 foi criado o salário mínimo e também ocorreu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com