TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS

Monografias: POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  319 Visualizações

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS E SUA CONCEITUAÇÃO

Políticas são regras estabelecidas para governar funções e assegurar que elas sejam desempenhadas de acordo com os objetivos desejados. Constituem uma orientação administrativa para impedir que as pessoas desempenhem funções indesejáveis ou ponham em risco o sucesso de suas funções específicas. Assim, políticas são guias para a ação. Servem para prover respostas às questões ou aos problemas que podem ocorrer com certa freqüência, evitando que os subordinados procurem desnecessariamente seus supervisores para esclarecimentos ou solução de cada caso.

Uma política é uma diretriz geral de decisão. Estabelece os limites das decisões, inclusive das que podem ser tomadas e das que não podem. Desta forma, sintoniza o pensamento dos membros da organização para que ele seja compatível com os objetivos da organização. Algumas políticas tratam de assuntos muito importantes, como as que exigem condições sanitárias perfeitas na produção ou embalagem de alimentos ou remédios. Outras podem dizer respeito a assuntos relativamente secundários, como, por exemplo, a maneira de se vestir dos empregados.

As políticas de recursos humanos referem-se às maneiras pelas quais a organização pretende lidar com seus membros e por intermédio deles atingir os objetivos organizacionais, permitindo condições para o alcance de objetivos individuais. Variam enormemente conforme a organização. Cada organização desenvolve a política de recursos humanos mais adequada à sua filosofia e às suas necessidades.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com