TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO ADMINISTRATIVOS

Casos: PROCESSO ADMINISTRATIVOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  4.301 Palavras (18 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1.0 - Etapa 01 3

1.1 - Introdução 3

1.2 – Desenvolvimento 3

1.3 - Considerações Finais 5

1.4 – Referências Bibliográficas 5

2.0 - Etapa 02 – Projeto 7

2.1 – Desenvolvimento 7

2.2 – Considerações Finais 8

2.3 - Implicações Éticas 9

2.4 – Referências Bibliográficas 9

3.0 - Etapa 03 11

3.1 – Desenvolvimento 11

4.0 - Etapa 04 13

4.1 – Desenvolvimento 13

4.2 - Considerações Finais 16

4.3 - Implicações Éticas 17

4.4 - Referências Bibliográficas 18

1.0 - Etapa 01

1.1 - Introdução

A Administração não se resume mais a um simples processo cíclico e linear de planejar, organizar, dirigir e controlar toda a atividade organizacional. Apesar de ser uma das mais jovens ciências da humanidade - mais nova que a sociologia, psicologia e a física quântica - a Administração já mostrou daquilo que é capaz.

Na verdade, a Administração que permitiu às várias ciências a oportunidade de transformar as suas invenções e descobertas em benefícios reais para a melhoria da qualidade e vida das pessoas.

Administração integra, acelera e impulsiona toda a atividade organizacional no sentido de definir cursos de ação, reduzir custos, agregar valor, melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, resolver problemas e conflitos, criar e inovar, alcançar objetivos e, sobretudo, oferecer resultados ampliados.

Ela é tanto responsável pela excelência organizacional na base, como pela articulação interna das atividades organizacionais no nível tático como também pela definição e execução da estratégia organizacional ao nível global das organizações, quaisquer sejam elas: públicas, privadas, pequenas, médias, grandes, lucrativas

ou não lucrativas, industriais, prestadoras de serviço, informação ou de entretenimento.

1.2 – Desenvolvimento

As empresas não agem na base da pura improvisação, e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é cuidadosamente planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível, e da primeira vez e sem erro. O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina, antecipadamente, quais são os objetivos a ser atingidos e o que se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura.

No fundo, o planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los com eficiência e eficácia. Assim, planejar significa definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los com o mínimo de esforço e custo. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequencia.

O fato de lidar com o futuro não faz do planejamento uma certeza do sucesso. Não se trata de adivinhar o futuro, mas de reconhecer que, como as ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunções sobre o futuro, as mesmas devem ser feitas explicitamente e não subjetivamente para afastar qualquer sombra de dúvida. Trata-se de combater a mentalidade simples de solução de problemas conforme os mesmos surgem nas organizações, tornando-as mais reativas às ocorrências

do que pró-ativas em relação a prováveis eventos de um mundo recheado de mudanças cada vez mais rápidas e intempestivas, gerando uma inversão total do que era feito antigamente nas empresas.

O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos.

• Planejamento Estratégico

Ocupa o topo da pirâmide organizacional e é o responsável pelas grandes decisões estratégicas que envolvem as organizações como um todo. Caracteriza-se como de longo prazo e em constante sintonia e interação com o ambiente. Visa buscar as melhores formas para gerenciar as ações estratégicas das organizações, tendo por base as demandas sociais e competitivas, as ameaças e oportunidades do ambiente, para que a tomada de decisões no presente traga os resultados mais eficazes possíveis no futuro.

• Planejamento Tático

Atua numa dimensão mais restrita e em curto prazo, se restringido a certos setores ou a áreas determinadas das organizações, sendo, portanto, mais especifico e pontual, para dar respostas ás demandas imediatas, por meio de ações administrativas e técnicas eficientes. Funciona como meio ou instrumento para a implementação do plano estratégico, mediante a correta utilização de recursos disponíveis com vistas na obtenção dos objetivos propostos ou prefixos. Na hierarquia organizacional ocupa um nível ao inferior ou intermediário a base operacional, servindo como ponte (integração) entre o planejamento estratégico e operacional.

• Planejamento Operacional

É responsável pela instrumentalização e formalização, por meio de documentos escritos, de todo

o processo de planejamento, bem como das metodologias adotadas. Controla toda a execução e procura corrigir os desvios relativos às propostas sugeridas, permite visualizar as ações futuras num contexto operacional em termos de hierarquia funcional. Apesar da hierarquia, é importante afirmar que esses três planejamentos são necessários e se complementam, coexistindo numa relação interdependência nas organizações.

Após a leitura do primeiro texto analisamos que a administração tem suma importância no desenvolvimento dos mercados, da sociedade, na introdução de novas tecnologias, pois, as empresas transcendem fronteiras através da globalização e isso tudo se dá a partir da organização que é realizada pela Administração.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com