TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Artigos Científicos: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Neste trabalho o grupo desenvolve o tema: Planejamento. A administração integra, acelera e impulsiona toda a atividade organizacional no sentido de definir cursos de ação, reduzir custos, agregar valor, melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, resolver problemas e conflitos, criar e inovar, alcançar objetivos e, sobretudo, oferecer resultados ampliados.

Neste âmbito o planejamento e seus diferentes modos são responsáveis pela excelência organizacional na base, como pela articulação interna das atividades organizacionais no nível tático como também pela definição e execução da estratégia organizacional ao nível global das organizações, quaisquer sejam elas: públicas, privadas, pequenas, médias, grandes, lucrativas ou não lucrativas, industriais, prestadoras de serviço, informação ou de entretenimento.

1. O que é Planejamento?

É uma ferramenta administrativa, que possibilita a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o tramite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação.

Planejar é um processo no qual se identifica aonde se quer chegar, para definir como chegar lá da forma mais eficiente possível.

Podemos considerar que o Planejamento tem benefícios plausíveis para uma empresa como:

-Utilizar os recursos de forma eficaz e eficiente (economia);

-Aumentar o conhecimento sobre o negocio/projeto e seu potencial de mercado;

-Criar um “espírito de negocio” e comprometimento com o negocio/projeto, tanto em relação ao dono ou responsável pelo negocio, como também junto aos funcionários/parceiros envolvidos.

-Determinar tarefas e prazos com responsabilidade definidas, viabilizando o controle do processo e do andamento do negocio.

1.1 Tipos de planejamento

O planejamento pode ser descrito como (1) escolha de um destino, (2) avaliação de rotas alternativas e (3) decisão sobre o curso especifico. O planejamento é uma disciplina que pode ajudar os gerentes a analisarem cuidadosamente as questões e os problemas e as conceberem alternativas para lidar com as questões e superar os problemas.

A estrutura do Planejamento

O planejamento em uma organização poder ser visto a partir de três perspectivas diferentes:

Planejamento Estratégico:

Exige um longo período entre o inicio e os resultados e considera o futuro em termos da missão da organização.

Planejamento Tático:

Tem um tempo de duração mais curto que o planejamento estratégico e está voltado mais especificamente a variáveis como condições de mercado, metas financeiras e recursos necessários para executar a missão. Todo planejamento tático é realizado dentro da estrutura do planejamento estratégico.

Planejamento Operacional:

Possui um prazo ainda mais curto do que o planejamento tático. È o planejamento diário, que trata de cronogramas, tarefas especificas e alvos mensuráveis e envolve gerentes em cada unidade que será responsável pela realização do plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com