TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL EMPRESA

Exames: PRODUÇÃO TEXTUAL EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO 3

2DESENVOLVIMENTO 4

2.1Funções Administrativas 4

2.1.1Patrimônio 5

2.1.1.1Fontes (origens) de recursos 5

2.1.1.1.1Análise de mercado 6

2.1.1.1.2Demanda, oferta e equilíbrio de mercado 7

2.1.1.1.3Estrutura de mercado; 8

2.1.1.1.4Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social 8

3EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 9

3.1EXEMPLOs DE GRÁFICOs 9

Gráfico 2.......................................................................................................................9

Gráfico 3.....................................................................................................................10

4CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais. Considerando esse ponto de vista, abordam-se, no presente trabalho, a relevância de se conhecer tais ambientes dentro do contexto empresarial, levando-se em conta a importância e necessária participação do profissional de contabilidade. O presente artigo fará uma revisão teórica acerca dos temas “Funções Administrativas e as principais mudanças ao longo do tempo”, “O que é Patrimônio”, “Fontes (origens) de recursos, Capital social e de terceiros”, “Análise, demanda, oferta, equilíbrio e estrutura de mercado”, “Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social”, como pré-requisito para abordar o estado da arte do tema proposto. Os objetivos foram alcançados por meio da construção teórica realizada com base na literatura.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

No inicio do século XX, surge FREDERICK W. TAYLOR, engenheiro americano, que apresentou os princípios da Administração Científica e o estudo da Administração como Ciência. Em 1911, Taylor publicou um livro considerado como a bíblia dos organizadores do trabalho: PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA, que tornou - se um Best Seler no mundo inteiro. Reconhece-se hoje que as propostas pioneiras de Taylor deflagraram uma febre de racionalização, que prepararam o terreno para o advento do controle da qualidade total, ocorrido ao longo do pós- guerra.

As propostas básicas de TAYLOR seriam então as cinco funções essenciais da GERENCIA ADMINISTRATIVA:

Planejar: Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como estes vão ser alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.

Comandar: Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe-se que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.

Organizar: É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

Controlar: Estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.

Coordenar: A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.Apesar das decorrências negativas para a classe trabalhadora, que as propostas de TAYLOR acarretaram não se pode deixar de admitir que, elas representaram um enorme avanço para o processo de produção em massa.

As cinco funções essenciais da gerencia administrativa defendida por TAYLOR, já conhecidas e estudadas nas escolas de administração, são os fundamentos da TEORIA CLASSICA defendida por FAYOL. Essa teoria considera: a obsessão pelo comando, a empresa como sistema fechado e a manipulação dos trabalhadores, que semelhante a ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA, desenvolvia princípios que buscavam explorar os trabalhadores.

Traçando um paralelo entre a ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA, de TAYLOR e a ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA de FAYOL conclui-se que:

Enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, Fayol estudava a empresa privilegiando as tarefas da organização. A ênfase dada por TAYLOR era sobre a adoção de métodos racionais e padronizados e máxima divisão de tarefas, enquanto FAYOL enfatizava a estrutura formal da empresa e a adoção de princípios administrativos pelos altos escalões.

Na história da evolução da ADMINISTRAÇÃO não podemos esquecer uma contribuição muito importante que foi a de ELTON GEROGE MAYO, criador da TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS, desenvolvida a partir de 1940 nos USA e mais recentemente com novas idéias com o nome de TEORIA DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Foi basicamente o movimento de reação e oposição a TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA, com ênfase concentrada nas PESSOAS.

Em 1932, quando essa experiência foi suspensa ja estavam definidos os princípios básicos da Escola de RELAÇÕES HUMANAS, como: nível de produção como resultado da integração social, o comportamento social do empregado, a formação de grupos informais, as relações interpessoais, a importância do conteúdo do cargo e a ênfase nos aspectos emocionais.

A partir de 1950 foi desenvolvida a TEORIA ESTRUTURALISTA, preocupando-se em integrar todas as Teorias das escolas acima, que teve inicio com a TEORIA DA BUROCRACIA DE MAX WEBER, que se baseia na racionalidade, na adequação dos meios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com