TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL GRUPO

Por:   •  11/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO         5

2.1 Característica das Empresas Pesquisadas        5

2.2 Análise e Quadro Comparativo        11

3 CONCLUSÃO         16

REFERÊNCIAS         17



  1.  INTRODUÇÃO

A produção textual interdisciplinar em grupo tem como objetivo analisar e comparar a gestão de duas empresas que atuam no setor de saúde da região, desenvolvimento textual no que tange a ética, política e sociedade; modelo de gestão, economia e gestão de pessoas, que posteriormente serão apresentados em sala.

Explorar em ética, política e sociedade os aspectos relacionados ao código de ética quais as ferramentas para análise de dados utilizada nas atividades diárias da empresa. Em modelo de gestão aspectos a estrutura organizacional e ferramentas na gestão. Nas questões específicas em economia características de mercado, informações econômicas para a tomada de decisões e em gestão de pessoas estrutura de cargos na empresa, processo de comunicação, fluxo de comunicação, conflitos, treinamentos, qualidade de vida dos funcionários, nível de satisfação e reconhecimento doe funcionários.

Para que a análise possa ser feita forma escolhidas duas empresas com características semelhantes localizadas no município de ............................., sendo usado nome fictício para resguardar as características da empresa, tendo como atividade clínicas odontológicas, compreendendo consultas e tratamento odontológico.


  1. DESENVOLVIMENTO

Os resultados obtidos da pesquisa realizada com a empresa “X” e “Y”, será demonstrada através de quadros comparativos, organogramas, tabelas que indicam o planejamento de suas atividades. Seus indicadores para planejamento estratégico consistem em visão, missão, valores organizacionais, estratégias, políticas de qualidade, princípios e filosofia, códigos de ética. Há também nas empresas um organograma de cargos, e documentos que descrevem as suas devidas tarefas.

2.1 Características das empresas pesquisadas

Apresentamos quadro entre as características da empresa X Odontologia com a empresa Y Odontologia referente á sua gestão em ética, política e sociedade.

Art. 3º. O objetivo de toda a atenção odontológica é a saúde do ser humano. Caberá aos profissionais da Odontologia, como integrantes da equipe de saúde, dirigir ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais, que garantam a universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência à saúde, preservação da autonomia dos indivíduos, participação da comunidade hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde.  (CFO, 2012, p. 1)

Motta (1984) define como um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social, ou seja, ética é a forma como o homem deve se comportar no seu meio social.

Em relação a questões em relação ao modelo de gestão são apresentados os dados a seguir:

Figura 1

Organograma empresa X e empresa Y

[pic 15][pic 14]

Fonte: Elaborado pelos autores.

        

De acordo com Beuren (2002, p.65) é o processo de gestão “que viabiliza a otimização de resultados a fim de garantir a sobrevivência da empresa”.

Sobre o ambiente operacional em que as empresas estão inseridas, Kaplan e Norton (1997) observam que o sistema de avaliação de desempenho deve objetivar  um gerenciamento integrado, capaz de contemplar todos os fatores que influenciam a organização.

Sobre aspectos voltados a economia são apresentados os dados:

Tabela 4

Descrição

X Odontologia:

Y Odontologia

Característica de mercado

Concorrência monopolista

Concorrência monopolista

Informações para a tomada de decisões

- pesquisa de preços dos fornecedores.

- pesquisa de preço dos concorrentes

-pesquisa de preços de fornecedores

- Pesquisa de preços dos concorrentes.

Fatores importantes para decisões estratégicas

- Alterações de salários

- Cobrança de impostos

- Custo dos produtos

- Avaliação da demanda

- Custo dos produtos

Fonte: Elaborado pelos autores.

Conforme Nunes (2008) a concorrência monopolística é uma forma de concorrência imperfeita e corresponde a uma situação em que existem numerosas empresas no mercado, mas que oferecem produtos ou serviços não totalmente homogéneos e, por isso, não totalmente substituíveis. Numa situação deste tipo, cada uma das empresas possui algum poder de mercado para influenciar o preço dos seus próprios produtos ou serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (36.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com