TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto “Cantando e Encantando com a Melhor Idade”

Tese: Projeto “Cantando e Encantando com a Melhor Idade”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  Tese  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto “Cantando e Encantando com a Melhor Idade”

“Nenhuma ação pode ser dissociada do sentido, e é por isso que a música é particularmente importante para o ser humano , pois sua similaridade com o sentimento torna a experiência imediata”

( Willems , E. apud Fonterrada , 2008 p. 202)

Introdução e justificativa

A população de idosos no Brasil, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística, tende a aumentar consideravelmente nas próximas décadas. Nota-se que é um fenômeno mundial. Segundo projeções estatísticas, em 2050, a população idosa estará próxima a 2 bilhões de pessoas. O avanço da medicina quanto à pesquisa de males que afetam a idade madura, tem contribuído para elevar o tempo de vida no homem moderno. Estima-se que a proporção para 2050, será de uma pessoa idosa para cinco em todo o mundo, e de uma para três nos países desenvolvidos. As conseqüências do crescente número de idosos implicam em aumento das demandas sociais, e passam a representar um grande desafio político, social e econômico.

A elaboração de políticas específicas ao idoso incluindo-o como parcela sensível e frágil de nossa sociedade possibilita conexão deste individuo proporcionando-o melhora da auto-estima e autonomia física e intelectual através de atividades artísticas e lúdicas para um envelhecimento saudável. Afinal, sabe-se que a inatividade é o elemento que mais compromete a qualidade de vida na terceira idade. Segundo FREIRE (1968) “Minha fala (..) estava acrescida de um significado que antes não tinha. Era, no momento (...) em que a comunhão não era apenas a de homens e de mulheres e de deuses e ancestrais, mas também a comunhão com as diferentes expressões de vida.No entanto sabe-se que muito das alterações fisiológicas e funcionais observadas nos idosos são resultado da inexistência de estímulos do que alterações atribuídas ao envelhecimento . Diante disso , este projeto foi elaborado para proporcionar um ideal de qualidade de vida e almejando uma condição social dos idosos participantes do Centro de Cuidados Diurno “Tia Nega” da cidade de Três Lagoas – MS.

OBJETIVOS GERAIS

Presbifonia é o termo usado para o envelhecimento vocal ou sensibilidade vocal. Com o envelhecimento, ocorre arqueamento das pregas vocais, deixando a musculatura mais flácida, acarretando voz trêmula, monótona, fraca e com pouca projeção

• Oferecer a este grupo uma oficina musical canto coral, informando por meio de técnicas tanto teóricas quanto práticas, os benefícios que a música pode proporcionar, ou seja, todo este trabalho envolverá as inteligências múltiplas atingindo suas faculdades intelectuais, físicas, emocionais e culturais.

• Proporcionar uma atividade que iniba a inatividade pelo resgate de suas virtudes e habilidades, agindo também como uma terapia para a terceira idade;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Cognitivo :

• Melhora da memória de sua capacidade de concentração e reforço de habilidades ( relações sociais, auto estima , criatividade e expressão ;

Físico:

• Desenvolver a capacidade respiratória, cuidados com a postura e aparelho fonador, apuração do sentido auditivo;

Coletivo:

• Espírito de cooperação e cordialidade, consequentemente o crescimento interpessoal e afetivo.

Um coral, a despeito do que possa parecer, pode ter varias atribuições além de cantar. É uma atividade não apenas cultural e de lazer. Remete sim, à entrega, pois quando se integra em um grupo, então, pode representar uma célula da sociedade. Como uma célula, este individuo é motivado a estar em constante mudança, re-alimentando suas habilidades e se fazendo perceber ao entender que aprender é o desafio de estar vivo e jovem.

As chamadas minorias, por exemplo, precisam reconhecer que, no fundo, elas são a maioria. “O caminho para assumir-se como maioria está em trabalhar as semelhanças entre si e não só as diferenças e assim criar a unidade na diversidade...”

(Freire, Paulo. Pedagogia da esperança, 1992)

METODOLOGIA

As atividades do coral são desenvolvidas no Centro de Cuidados Diurno “Tia Nega”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com