TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo Da Melhor Idade

Dissertações: Grupo Da Melhor Idade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2013  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1- Apresentação.

2- Justificativa.

3- Objetivos

3-1 Geral

3-2 Específico

4- Público Alvo

5- Metas a Atingir

6- Metodologia

7- Recursos Humanos

8- Parceiros ou Instituições Apoiadoras

9- Avaliação

10- Cronograma de Execução

11- Bibliografia Referenciada

1 APRESENTAÇÃO

O presente plano de ação surgiu por meio do estágio curricular II do curso de serviço social realizado na comunidade Primavera localizada na cidade de Arapiraca Alagoas, este bairro é um dos mais antigos de Arapiraca e nos últimos anos se tornou um dos mais violentos, onde seus moradores vivem amedrontados com a onda de assaltos e mortes, mais também é um bairro muito populoso e que ao longo dos anos vem se modificando com as ações da Prefeitura Municipal de Arapiraca, hoje no bairro Primavera identificamos vários equipamentos sociais como:

01 Posto Policial e um PM Box de apoio;

01 SENAI/SESI;

01 Escola de Tempo Integral;

02 Escolas de Ensino Fundamental;

01 Unidade Básica de Saúde;

02 Igrejas Católicas;

08 Igrejas Evangélicas;

01 ONG;

14 Supermercados;

01 Biblioteca Infantil com acesso a internet;

01 Associação Comunitária;

Atualmente um dos equipamentos sociais mais frequentados pelos moradores do bairro Primavera é a Igreja Católica Sagrado Coração de Jesus, que além das missas, oferece cursos de batismos e palestras educativas aos idosos.

Em entrevista com a atual presidente do bairro Primavera a mesma nos relatou que a Associação dos Moradores do bairro oferece cursos profissionalizantes à comunidade como, corte e costura cabelereiro, doces e salgados, e cursos relacionados à cultura junina. A Secretaria da Mulher através da associação oferece serviços para igreja católica em tempo de festa.

Os programas desenvolvidos na comunidade através da Unidade Básica de Saúde é o Hiperdia, que trata de hipertensão e diabetes; e um programa voltado para gestantes, adolescentes e idosos, que fica sobre a responsabilidade do NASF. Para atendimento de saúde mais especializados, a população precisa sair da comunidade e ir à busca no centro da cidade.

A Constituição Federal de 1988 definiu a Assistência Social como políticas públicas, sendo um componente da Seguridade Social e regulamentada pela Lei Orgânica de Assistência Social-LOAS/1993, esta dispõe que a Assistência Social é uma política pública não contributiva que provê os mínimos sociais e a Política de Saúde é um direito de todos e dever do Estado e tem como função a promoção, prevenção, inserção e proteção.

....

Por meio de visitas e entrevistas aos moradores do bairro, foi possível identificar a necessidade de ações voltada às pessoas idosas, que propiciem aos mesmos momentos de harmonia e de cidadania com outras pessoas da sua faixa etária, o que também significa compreender as dimensões econômicas, social e cultural que permeia a vida desse grupo.

Segundo o Estatuto do Idoso, Capitulo V, art. 20. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.

A Política Nacional do Idoso (Lei nº. 8842 de 04 de janeiro de 1996 / Decreto nº. 1948 de 03 de julho de 1996) regulamenta os direitos sociais do idoso, estabelecendo condições para a promoção de sua autonomia, integração e participação na sociedade. Assim, as iniciativas na área social voltadas para o atendimento ao público idoso devem efetivar ações de proteção e inclusão social. Fundamental para o desenvolvimento do projeto foi o início da formação de uma Rede de Parceiros. Esta rede está sendo formada através das parcerias já estabelecidas entre a Unidade Básica de Saúde do bairro Primavera - Dr. Geraldo Lúcio da Silva, a Prefeitura Municipal de Arapiraca, a Universidade Norte do Paraná (pólo de Arapiraca) e a Associação dos moradores do bairro Primavera.

Consideramos que outros resultados podem ser apontados como: a promoção do protagonismo e a elevação da autoestima dos idosos dos grupos, a abertura de espaço para debates sobre as necessidades da população idosa nas comunidades, o despertar para a realidade local a partir da construção dos diagnósticos das comunidades, os idosos adquiriram maiores conhecimentos sobre seu próprio envelhecimento.

É necessária uma sensibilização da sociedade para que reconheça a velhice como uma etapa da vida que requer a efetivação de direitos sociais específicos a esta fase, bem como a manutenção da autonomia e da cidadania do idoso, algo essencial na qualidade de vida, cujo projeto será realizado na comunidade do bairro primavera.

2 JUSTIFICATIVA

Garantir os direitos fundamentais e uma melhor qualidade de vida a esse público é condição fundamental e responsabilidade de todos. Temos hoje em nosso estado cerca de 250 mil idosos. Isso significa que 8,5% da população têm mais de 60 anos de idade. Senhoras e senhores que muito já fizeram pelo engrandecimento da nossa terra. A velhice é uma etapa da vida pela quais todos passarão, é parte integrante da existência, daí ser merecedora da nossa maior atenção e reconhecimento. O envelhecimento é um processo pessoal e difere de época para época, da realidade econômica, emocional, social de cada um. Por isso é importante que ao lado dos avanços tecnológicos a sociedade avance também no sentido de entender a velhice como um processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com