TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhor Idade

Artigos Científicos: Melhor Idade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 10

Projeto Visando a Melhoria da Qualidade de Vida dos Idosos

Tema: Melhor Idade

Área Temática Principal: Educação e Saúde

Instituição: Anhanguera UNIDERP

Público - Alvo: Idosos

Introdução:

No Brasil, a transição demográfica é incontestável. Até o ano 2025, possivelmente ocuparemos o sexto lugar da população de idosos do planeta com 31,8 milhões de indivíduos com 60 anos ou mais. Porém, estamos longe de atingirmos o envelhecimento bem sucedido.

O envelhecimento populacional brasileiro caracteriza-se pelo acúmulo de incapacidades progressivas nas suas atividades funcionais e de vida diária, associada a condições socioeconômicas a diversas. A mortalidade é substituída por com morbidades e a manutenção da capacidade funcional surge, portanto, como um novo paradigma de saúde, relevante para o idoso. O acelerado ritmo de envelhecimento no Brasil cria novos desafios para a Sociedade Brasileira Contemporânea, onde esse processo ocorre num cenário de profundas transformações sociais, urbanas, industriais e familiares.

A família encontra grandes dificuldades para o desempenho das funções tradicionais a ela atribuídas, de educadora das crianças e cuidadora dos mais velhos. Se as unidades de saúde para idosos, conhecidas como postos de saúde onde contém o programa de saúde familiar (PSF) e grupos para a terceira idade, se destinavam à velhice desvalida, hoje, na sociedade marcada pelo envelhecimento, passam a ter uma nova missão: cuidar de idosos necessitados de uma assistência multiprofissional, em face da problemática vida a sós ou com a família. Com o crescimento dessa população idosa e dependente de cuidados, as unidades de saúde destinadas a prestar assistência a essa população se tornam cada vez mais necessárias. A busca de novos modelos de unidades de saúde que propiciem cuidados específicos aos idosos, que preservem e promovam os direitos fundamentais do idoso como ser humano deve ser incentivado. Essa busca muitas vezes proporciona a aproximação entre a comunidade e a universidade e vice-versa.

Os idosos podem apresentar vários perfis diferenciados, desde sedentarismo, carência afetiva, perda de autonomia causada por incapacidades físicas e mentais, ausência de familiares para ajudar no auto cuidado e insuficiência de suporte financeiro e outros fatores relacionado como doenças decorrentes ao fator idade, estilo de vida e outros... Estes fatores podem contribuir para a grande prevalência de limitações físicas e com morbidades refletindo em sua independência e autonomia. O novo paradigma de saúde do idoso brasileiro é como manter a sua capacidade funcional mantendo-o independente e preservando a sua autonomia.

O idoso e a (s) unidade (s) de saúde que o auxilia, geralmente, não conseguem arcar sozinhos com a complexidade e as dificuldades da senescência e/ou senilidade. Como se pode ver, o prolongamento da vida não é uma atitude isolada.

Profissionais que trabalham com o processo do envelhecimento nas mais diversas áreas de saber (fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e outros), tentam proporcionar, em todos os níveis de atenção à saúde (primário, secundário e terciário), o bem estar bio - psico - social dos idosos, potencializando suas funções globais, a fim de obter uma maior independência, autonomia e uma melhor qualidade para essa fase de vida.

Para se alcançar esta abordagem holística do idoso, foi elaborado o Projeto: Melhoria da Qualidade de Vida dos Idosos, tendo, como temática principal, Sou Idoso Mas Ainda Tenho Muito Que Aproveitar contendo em si a manutenção da capacidade funcional global que é, em essência, uma atividade multiprofissional.

Esse projeto é composto por quatro programas: Atividades Educativas com Idoso, Assistência Fisioterápica aos Idosos, Assistência Multiprofissional aos Idosos, Oficina de Extensão da Terceira Idade: Desenvolvimento de Tecnologias na área de Gerontologia. As atividades são realizadas nas áreas de fisioterapia e áreas da saúde afins que as unidades de saúde possuam.

Objetivo geral:

Realizar ações de saúde sob o ponto de vista multiprofissional nos três níveis de atenção a saúde (primário, secundário e terciário), junto aos idosos contribuindo para sua melhoria da qualidade de vida; proporcionar aos alunos da graduação a oportunidade de trabalhar em equipe e prestar assistência aos idosos; contribuir e construir com a instituição de longa permanência, através de embasamento técnico-científico, novas formas de cuidado ao idoso e, dessa forma, expressar melhor a sua missão.

Objetivos específicos:

Desenvolver projetos acadêmicos de estudo, na graduação, sobre o processo de envelhecimento; realizar eventos científicos e incentivar os alunos a apresentar as atividades desenvolvidas em cada projeto em eventos regionais e nacionais; melhorar a integração e articulação entre projetos vinculados ao programa; desenvolver novas atividades de ações educativas para os idosos; desenvolver ações voltadas para prevenção de doenças, buscando a melhoria da qualidade de vida; realizar cursos informativos e de treinamento para dirigentes e funcionários da instituição; favorecer a criação de disciplinas optativas na área de envelhecimento; estimular a participação dos estudantes no programa, assim com voluntários com vistas à flexibilização curricular; desenvolver equipamentos e dispositivos mecânicos de baixo custo que possibilitem a independência e autonomia dos idosos e, assim, possibilitem uma melhor qualidade de vida desta população. Ações preventivas, assistenciais e educativas são desenvolvidas pelos projetos que integram o programa.

Metodologia:

O programa de Melhoria da Qualidade de Vida de Idosos envolve atividades assistenciais e educativas nas áreas fisioterapia e áreas de saúde afins. As ações assistenciais são desenvolvidas através de exames médicos multidimensionais e prescrição do tratamento geriátrico adequado, avaliação e tratamento fisioterápico aos idosos portadores de disfunções motoras. As ações educativas são oferecidas tanto aos idosos como aos funcionários das Unidades de Saúde (Prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde, PSF) no Município de Cruz Alta, com o objetivo de conscientizá-los sobre a promoção de saúde e prevenção de doenças.

Cuidados Com o Idoso:

Higiene Pessoal e Cuidados Especiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com