TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO PLANEJAMENTO FAMILIAR

Por:   •  5/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

Projeto de Intervenção: A importância do planejamento familiar para evitar gravidez não planejada.

1- Apresentação

Trabalho elaborado com a proposta de informação e orientação para famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pelo programa Criança feliz – IBQ (Instituto bem Querer) na cidade de Sumaré no ano 2022.

 Programa Primeira Infância no SUAS- Criança feliz. O Programa  Primeira Infância no SUAS materializa a participação da política  da Assistência Social no Programa Criança Feliz, de natureza intersetorial, instituído por meio do decreto nº8.869/2016, cujo objetivo é promover o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância, que encontra-se em situação de vulnerabilidade social no território, consolidando a função protetiva das famílias e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários

 A questão da falta de planejamento familiar pode ser percebida na vivência cotidiana das famílias acompanhadas pelo referido Programa.

O planejamento familiar é um programa de educação sobre  fecundidade e saúde reprodutiva, visando a situação da família, a saúde da mulher e toda a sociedade. Sendo assim um processo de informação à mulher ou casal sobre métodos contraceptivos, para assim optar conscientemente sobre qual usar, quais acompanhamentos se devem seguir para cada método utilizado.

É um direito fundamental e constitucional de todos os cidadãos, que tange á saúde preventiva, visando à melhoria da saúde da mulher e do bebê.

Neste sentido, cabe ao Estado garantir á população o acesso á métodos contraceptivos e o direito á informação, sendo assim, nota-se que o trabalho do Serviço Social atua na viabilização dos direitos sociais, visando o compromisso com a classe trabalhadora, contribuindo para mais esclarecimentos e melhora das políticas públicas.

Cabe ressaltar que o planejamento familiar atua com equipe multidisciplinar, onde cada profissional atende de forma diferente, fortalecendo a interdisciplinaridade e o papel de cada profissão com princípios éticos políticos. Por isso, o Programa Criança Feliz, que tem como um dos pilares a intersetoralidade e a visita domiciliar, realizada por equipe multiprofissional, é capaz de responder efetivamente a acessibilidade da família ao direito á informação.

Para o atendimento ao planejamento familiar precisa-se de profissionais de nível superior da área da saúde, assistente social, psicólogo e um médico.

2- JUSTIFICATIVA

Planejamento familiar é o direito que toda pessoa tem à informação, à assistência especializada e ao acesso aos recursos que permitam optar livre e conscientemente por ter ou não ter filhos. O número, o espaçamento entre eles e a escolha do método anticoncepcional mais adequado são opções que toda mulher deve ter o direito de escolher de forma livre e por meio da informação, sem discriminação, coerção ou violência. (SUS).

A ausência de uma politica de planejamento familiar faz com que as mulheres planejem sua prole de forma aleatória, acarretando inúmeras consequências para a sua saúde além de diversas vulnerabilidades que se expressam na questão social: abortos que ocasionam a óbito da mulher; dificuldade de vínculo com a criança; pobreza, fome, dentro outros aspectos que fragilizam o ser humano.

Porque é importante trabalhar o planejamento familiar?

Como poderá ser fornecido esse acompanhamento pelo programa?

Os métodos mais utilizados no Brasil, de acordo com dados da ONU são pílulas e esterilização. A esterilização como método mais seguro e permanente.

O Programa de Assistência ao Planejamento Familiar está dentro da política do SUS segue alguns objetivos: mostrar à mulher ou casal a importância do espaçamento entre a gravidez para manutenção da saúde da mulher; apresentação de métodos contraceptivos para controle de filhos, sendo que a decisão é e cada indivíduo; desenvolver trabalhos educativos para apresentação de cada método contraceptivo e informar efeitos colaterais.

Há uma necessidade de melhorias por parte governamental, para que o planejamento familiar atenda até as em situação de vulnerabilidade,  do direito à saúde

Quando se pensa em planejamento familiar vem suas contribuições para o desenvolvimento social e econômico, redução de mortes maternas, redução de mortes de crianças menores de cinco anos, aumenta a saúde da mulher e da criança, tento mais oportunidades para as mulheres.

3- OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

* É a garantia do direito à informação e sensibilização para a problemática da Falta do Planejamento Familiar.

3.2 Objetivos Específicos

* Analisar a necessidade de informação sobre o assunto, e como isso pode ser esclarecido de forma satisfatória.

*Compreender a realidade em que as famílias se encontram, tendo em vista uma maior compreensão da realidade de cada um.

* Entender a importância da educação sobre planejamento familiar para assim ter maior controle sobre o número e espaçamento entre os filhos.

4-PÚBLICO ALVO

* Famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz- IBQ: Gestantes, e mulheres de idade reprodutiva.

 5- METAS A ATINGIR

Atingir de modo informativo e colaborativo 100 famílias atendidas com apoio de equipe de estágio e orientadora de campo. Para que as mulheres planejem sua  prole de forma consciente.

Recebendo um retorno sobre quais medidas serão tomadas,  acompanhamentos médicos, e  decisão de qual método utilizar.

6-METODOLOGIA

Serão realizados folhetos informativos sobre o tema, apresentação de métodos contraceptivos, em visita será explicado os informativos com roda de conversas para dúvidas.

A proposta de intervenção consiste em conscientizar sobre a importância de se ter esse controle sobre seu corpo. E que existe maneiras permanente e provisória eficaz. Sendo de sua responsabilidade de escolher a melhor maneira a ser feita essa contracepção.

Nesse sentido, conversas e informativos impressos serão encaminhados para famílias atendidas.

Pretende-se assim, por meio da informação, contribuir para diminuição de casos de gravidez sem planejamento.

7-RECURSOS

  • Humanos:

*Assistente social (orientadora de campo) e estagiários que atuam no programa criança feliz.

  • Materiais:

*Consumo: papéis, caneta, impressos.

*Permanentes: Computador, impressora, mesa cadeiras, celular.

* Financeiro: sem custos para instituição

8-PARCEIROS

IBQ (Instituto Bem Querer) Criança feliz

Mamãe bem Querer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (149.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com