TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE PLANEJAMENTO E NEGÓCIOS

Relatório de pesquisa: A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE PLANEJAMENTO E NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.094 Palavras (13 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 13

2 Discussões Teóricas

2.1 Empreendedorismo

Tal tema vem sendo discutido nos últimos anos com mais intensidade e pode já ser considerado como fundamental na estruturação econômico e social do país.

Bastos (apud BOOG, 1994), salienta que se vive uma situação de extrema concorrência e similaridade nos padrões de serviço, tecnologia, qualidade, preço e agilidade nos processos, juntamente á uma forte globalização, que se traduz em mudanças sensíveis na filosofia empresarial.

De modo geral, percebe-se que o empreendedorismo surge como uma nova forma de pensar e enfrentar os obstáculos colocados pelas forças de mercado e segundo Saviani (2000) parece ser a maneira mais eficaz para geração de trabalho e renda, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.

Visto o papel fundamental do empreendedorismo no cenário nacional é imprescindível sua conceituação. Um dos primeiros autores a trabalhar este tema é Schumpeter (1982), que diz que o empreendedorismo é tido como o motor da economia, o agente de inovação e mudanças capazes de desencadear o crescimento econômico do país.

Dornellas (2001) assume o empreendedorismo como um processo de criar algo novo com valor, investindo tempo e esforços, além de assumir riscos de ordem financeira, psíquica e social associadas a tal atividade e recebendo as posteriores recompensas da satisfação econômica e pessoal.

Logo Sentanin & Barbosa (2005) reforçam que a ênfase ao empreendedorismo surge muito mais como consequência das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não é apenas um modismo. O mercado competitivo também faz com que os novos empresários adotem novas medidas.

O termo Empreendedorismo ainda é empregado para mencionar os estudos relativos ao Empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.

O termo Empreendedor tem origem da expressão francesa Entreprendre que significa começar um negócio próprio. Este termo é empregado no cenário econômico para designar o iniciador, o qual construiu através de seus esforços uma empresa, ou entidade que ainda não existia. Ou ainda empregado para designar o profissional inovador e dinâmico que transforma, com sua maneira proativa de agir, qualquer área do conhecimento humano (DOLABELA 2006, p. 20).

“O Empreendedor é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descoberta e propostas positivas para si mesmo e para os outros. É alguém que prefere seguir caminhos não percorridos, que define a partir do indefinido, acredita que seus atos podem gerar consequências. Em suma, alguém que acredita que pode alterar o mundo”. (DOLABELA, 2006, p. 26)

Outro termo abordado quando se trata de Empreendedorismo é a Inovação. Segundo Drucker (1986) apud Sohn (2004) a inovação é o instrumento específico do espírito Empreendedor. É o ato que contempla os recursos com a nova capacidade de criar riqueza. Não existe algo chamado de recurso até que o homem encontre um uso para alguma coisa na natureza e assim o dote de valor econômico.

A principal ferramenta do Empreendedor é a Criatividade onde segundo Matias (2007) “é a capacidade de analisar a realidade de forma diferente da maioria das pessoas; é a capacidade de apresentar, construir algo diferente daquilo que são as normas estabelecidas”.

2.2 IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DE PROJETOS EMPRESARIAIS

Projetos representam um conjunto de esforços complexos interdependentes, com a exigência de elevado esforço de gerenciamento. Quando se fala em administrar projetos encontra uma tarefa muito diferente a de administrar organizações estáveis, essa dificuldade encontra-se na complexidade, dinâmica e as incertezas inerentes a um projeto exigem enfoques particulares e ferramentas adequadas para seu gerenciamento eficaz. (CASAROTTO, 1999, p. 19)

O ambiente dinâmico de projetos requer para seu gerenciamento, procedimentos avançados de planejamentos e controle. (CASAROTTO, 1999, p. 47)

O planejamento deve ter como base a elaboração de um estudo de viabilidade do projeto, o qual irá mostrar para empresa se é interessante ou não a execução do projeto.

O projeto e o planejamento estão diretamente ligados, pois é de suma importância que tenha um planejamento antes de qualquer execução, portanto com uma pesquisa minuciosa serão feitas análises e estudos de viabilidade do empreendimento em questão.

A elaboração de um projeto empresarial é de extrema importância, pois através dele, serão indicados quais os resultados que podem ser obtidos após a aplicação de recursos em diferentes usos alternativos, tendo em vista que este serve de base para a tomada de decisões por ser um conjunto sistemático de informações. (POMERANZ, 1985, p. 17)

Quanto mais evoluída e desenvolvida é uma economia regional, mais detalhado é o roteiro para elaboração e analise de um projeto, mas para o país subdesenvolvido também interessa sumamente o tópico para evitar desperdícios em investimentos defeituosos e para medir adequadamente as alternativas e as opções de investir e financiar. (SIMONSEN, 1999, p. 28)

2.3 ANÁLISE DE RISCO DE INVESTIMENTOS

Pomeranz (1985, p. 73) afirma que “do ponto de vista estritamente conceitual, o risco se associa a eventos aleatórios sobre os quais se tem conhecimento e cujo comportamento se pode prever, com alguma margem de erro.”.

Robbins (1943, p. 59) completa ainda que risco diz respeito as condições que o gestor ou a pessoa responsável pela tomada de decisão poderá calcular as probabilidades dos resultados, estas probabilidades podem ser originadas de informações secundarias ou experiência pessoal.

Normalmente as pessoas esperam de uma atividade de maior risco, um retorno maior, porém o risco faz parte do processo de investimento. Sabendo-se que não é possível prevermos o futuro, seria impossível eliminarmos o risco que faz parte de nossas vidas. (WOILER, 1985, p.210)

A avaliação de projetos de investimentos comumente envolve um conjunto de técnicas que buscam determinar sua viabilidade econômica e financeira, considerando uma determinada Taxa Mínima de Atratividade. Desta forma, normalmente esses parâmetros são medidos pelo Payback (prazo de retorno do investimento inicial), pela TIR (Taxa Interna de Retorno) e/ou pelo VPL (Valor Presente Líquido) (CASAROTTO e KOPPITKE, 2000).

O Payback ou prazo de retorno de um projeto é a extensão de tempo necessária para que seus fluxos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com