TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA

Artigos Científicos: PROJETO DE PESQUISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.299 Palavras (10 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 10

SCOLA MUNICIPAL ANNE FRANK

FACULDADE ANHANGUERA- PALMAS- TO

KÁTIA ALVES DE OLIVEIRA- RA: 360937

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Palmas,

Novembro – 2014

ESCOLA MUNICIPAL ANNE FRANK

POLO PRESENCIAL FACULDADE

ANHANGUERA- PALMAS- TO

KÁTIA ALVES DE OLIVEIRA- RA: 360937

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Projeto De Pesquisa em Serviço Social para complementação da nota da disciplina de Projeto de Pesquisa em Serviço Social ministrada pela Profa. Ma. Ana Lúcia A. Antônio.

Palmas,

Novembro - 2014

SUMÁRIO

1. INTRUDUÇÃO ............................................................................................................ 1

2. METODOLOGIA E TRABALHO CIENTÍFICO ........................................................ 2

3. HABITAÇÃO NO BRASIL ......................................................................................... 2

4. PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA ............................................................ 4

4.1. FASES DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA ................................. 5

4.1.1 PRIMEIRA FAZ E ........................................................................................... 5

4.1.2. SEGUNDA FAZE .......................................................................................... 5

4.2. CONTINUAÇÃO DO PROGRAMA .................................................................... 6

5. CONCLUSÃO .............................................................................................................. 7

6. REFERÊNCIA BIBLIÓGRAFICA .............................................................................. 8

7. ANEXO ....................................................................................................................... 10

7.1 SIGLAS USADAS NESTE TRABALHO ........................................................... 10

1. INTRODUÇÃO

Após a Constituinte de 1988 a União e os governos dos estados e Municípios começaram a implantar programas habitacionais. Estes não tinham coordenação ou planejamento nacional, gerando desta maneira sistemas de financiamento e programas concorrentes, havendo assim desperdício de recursos públicos.

Desta forma pode se observar que o Brasil sempre enfrentou grandes dificuldades com a moradia no País, gerando assim os grandes desarranjos sociais, como moradias irregulares, invasões e favelas.

O Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), criado em 13 de abril de 2009 pelo Governo Federal, tem como objetivo a construção de um milhão de moradias no País, para a redução do déficit habitacional. Este programa tem como objetivo não só diminuir o déficit habitacional acumulado ao longo da historia, mas também reduzir o índice de desemprego no País, gerando emprego e renda na área da construção civil.

Para atender as necessidades das famílias que não consegue alcançar faixas de renda, tem criado programas de financiamentos em longo prazo no setor habitacional. O País tem aumentado à quantidade de investimento em habitação e infraestrutura urbana. Pode se observar que o governo tem como meta construir mais, a fim de atender a demanda e cumprir com as metas estabelecidas pelo programa.

2. METODOLOGIA E TRABALHO CIENTÍFICO

Para Gil o “processo que, utilizando a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social”, envolvendo desta forma “aspectos relativos ao homem em seus múltiplos relacionamentos com outros homens e instituições sociais”. (GIL). Sendo assim, pode se entender que a metodologia cientifica, permite a obtenção de novos conhecimentos da realidade social.

Lakatos e Marconi declaram que este conhecimento é adquirido através da leitura, uma vez que:

Ler significa conhecer, interpretar, decifrar, distinguir os elementos mais importantes dos secundários e, optando pelos mais representativos e sugestivos, utilizá-los como fonte de novas ideias e do saber, através dos processos de busca, assimilação, retenção, crítica, comparação, verificação e integração do conhecimento. (p. 19)

Sendo que a pesquisa social tem por finalidade capitar informações e transformá-las em conhecimentos, aumentado desta forma o compreensão do pesquisador, e dando-lhe embasamento para o seu agir profissional.

A pesquisa cientifica é considerada um método que busca “conhecer a realidade [...] para descobrir a verdade”, também pode ser vista como um processo “reflexivo sistemático, controlado e critico que permite descobrir novos fatos”.

Para Lakatos e Marconi existem dois processos pelos quais se podem obter dados de uma pesquisa. A Documentação Direta e a Indireta.

 Documentação Direta: ocorre através de “levantamentos de dados no próprio local onde os fenômenos ocorrem”. Sendo que os dados podem ser obtidos de duas formas: “através da pesquisa de campo ou da pesquisa de laboratório”.

 Documentação Indireta: é aquela pesquisa que “serve de fontes de dados coletados por outras pessoas, podendo constituir-se de material já elaborado ou não”. Esta forma de pesquisa pode ser divida em: “pesquisa documental (ou de fonte primaria) e pesquisa bibliográfica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com