TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA: OS TRANSGÊNEROS E O MERCADO DE TRABALHO, NO BRASIL, NA ÚLTIMA DÉCADA

Por:   •  14/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.546 Palavras (19 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP INTERATIVA

        PROJETO DE PESQUISA: OS TRANSGÊNEROS E O MERCADO DE TRABALHO, NO BRASIL, NA ÚLTIMA DÉCADA.

PESQUISADORª: ELIANA GONÇALVES DE OLIVEIRA/RA: 1647123

POLO CAPÃO REDONDO

SÃO PAULO

 2019

ELIANA GONÇALVES DE OLIVEIRA

OS TRANSGÊNEROS E O MERCADO DE TRABALHO, NO BRASIL, NA ÚLTIMA DÉCADA:

Trabalho de Curso para graduação

como requisito para obtenção de título

De LICENCIATURA em SOCIOLOGIA à

Universidade Paulista UNIP INTERATIVA

Orientador ª:

São Paulo

2019

Sumário:

1. Introdução

2. Justificativa

3. Objetivos

4. Objetivo Geral

5. Objetivos Específicos

6. Desenvolvimento

7. Metodologia

8. Transgênero, uma breve abordagem

9. Preconceito e suas reais consequências

10. Dados empíricos no século atual

11. Comparativo internacional

12. Possíveis causas de desemprego no Brasil

13. Consequências do desemprego

14. Conclusão

15. Referências bibliográficas

                                                   

                                                             

  1. INTRODUÇÃO:

O presente projeto de pesquisa visa buscar informações sobre a questão central: OS TRANGENÊROS E O MERCADO DE TRABALHO, NO BRASIL, NA ÚLTIMA DÉCADA assunto devido que vem se tornando cada vez mais pertinente em meios de comunicação como tal grupo se encontra no mercado de trabalho sendo a interrogação que movimentou tal abordagem se torna concreta ao observar que cada vez mais não só o grupo dos transgêneros, mas também os demais grupos com suas sexualidades diferenciadas têm sido visto pela sociedade atual como pessoas que não pertencem a grupos e padrões que o mercado de trabalho atualmente exige.

Vale destacar que padrões esses, como já referenciados, estabelecidos de forma exógena ao sistema trabalhista, ou seja, recrutadores e empresas ao realizarem o escopo de contratação já contém tais ideais intríncicas, mesmo sem perceberem, dado a exigência feita pelo sistema capitalista presente na sociedade brasileira atualmente.

Como consequência observo o principal fator já destacado pela OMS nos últimos anos, a patologia depressiva sendo cada vez mais comum, e além disso, sendo cada vez mais presente.

Tal pesquisa reforça a ideia que governantes, empresários e recrutadores tenham mais conhecimento sobre o mal que tal padrão pré-estabelecido causa em terceiros devido a seu grupo de gênero, o que claramente é observado, não altera e não tem influência alguma sobre o caráter pessoal em funções que possivelmente poderá vir a exercer dentro do ambiente profissional.

Neste ponto vale ressaltar que o que vem se elevando não é o número dos transgêneros, mas o incentivo das pessoas no qual anteriormente não conseguiam se expor a tal grupo, hoje se faz muito maior.

2. JUSTIFICATIVA:

Pesquisar sobre grupos minoritários dentro da organização trabalhista foi direcionado aos transgêneros quando notei suas dificuldades aqui no Brasil. Então decidi agregar ao acervo científico maiores considerações e constatações que podem explicar se existe uma disparidade entre pessoas do grupo dos transgêneros e demais grupos dentro do ambiente profissional, e, caso exista tal divergência, buscar suas causalidades, sendo assim, considera-se relevante responder a pergunta de pesquisa: Os transgêneros encontram maior dificuldade em conseguir emprego, (Trabalho)?

3. OBJETIVO:

Devido ás desigualdades sociais ser alarmantes no que se refere ao desemprego se faz necessário debruçar-se sobre esse quadro, analisar os vários elementos do processo para poder situar o desemprego para os trangêneros e no interior desse processo passa-se da exploração para a exclusão do trabalho. Independentemente do que se pense sobre o fato.

4. OBJETIVO GERAL:

Estudar possíveis barreiras que os transgêneros enfrentam na atualidade em busca de sua inserção ao mercado de trabalho brasileiro, e, assim, observar efeitos de causalidade caso tais dificuldades forem confirmadas.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Buscar uma série de variáveis e conceitos que possa investigar e estudar as escolhas de carreira, os processos de recrutamento, a entrega de currículos, documentos e a apresentação para o meio empresarial. Procurar entender melhor os momentos de exposição dessas pessoas e a vulnerabilidade deles no ambiente organizacional, analisando suas relações profissionais, o momento no qual se expressam transgênero e as reações dos contratantes.

6.  DESENVOLVIMENTO:

É de amplo conhecimento o número alarmante que vem se expandido de forma exponencial no mercado de trabalho brasileiro de pessoas que precisam se ausentar de suas atividades por motivos de saúde, e, não por acaso, considerada pela Organização Mundial da Saúde como a patologia do século XXI, a depressão e todos os transtornos mentais de ordem psicológicas, como os transtornos de ansiedade que ganham maiores destaques.

Além do ponto destacado acima, diversos autores tentam justificar tal crescimento no ambiente atual.

A tristeza, os desânimos, as simples manifestações da dor de viver parecem intoleráveis em uma sociedade que aposta na euforia como valor agregado a todos os pequenos bens em oferta no mercado. (KEHL, 2009, p.31)

 

Onde se percebe que KEHL enfatiza determinado padrão que deve ser incorporado por indivíduos, ou seja, padrões em diferentes seres com suas específicas características em toda a esfera humana, desde características físicas, comportamentais, sexuais, psicológicas e demais pontos que o tornam ímpar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (809.5 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com