TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PEDAGÓGICO DO MÓDULO DE ARTES, HISTÓRIA E MATEMÁTICA

Por:   •  13/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 6

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

CEU EMEF CESAR ARRUDA CASTANHO

ENSINO FUNDAMENTAL II

PROJETO PEDAGÓGICO DO MÓDULO DE ARTES, HISTÓRIA E MATEMÁTICA

PROJETO MEU SANGUE NEGRO

Cultura Afro-Brasileira e Identidade.

ADRIANO

CAROLINA GUTIERRES RIBEIRO

MARILENE

SÃO PAULO

JULHO 2010

PROJETO MEU SANGUE NEGRO

Cultura Afro-Brasileira e Identidade.

Um povo sem passado, sem memória, sem história, sem identidade,

não sente vontade de ser e de existir, inclusive enquanto povo, posto

que não é.

Dagoberto José da Fonseca, 2007

INTRODUÇÃO

O Projeto “Meu Sangue Negro”, entra em sintonia com o Projeto Político Pedagógico da escola, pois seguirá diversas vertentes da mesma. A princípio o foco é a Cultura Afro-brasileira, a tentativa é aprofundar este conhecimento, abordando através do aspecto da construção desta cultura: como a viviam os negros na África, que tipo de arte produziam em sua terra natal, a escravidão no Brasil, a readaptação deste povo, a miscigenação, etc. Em consonância com estes temas o impacto que estas situações causaram na vida contemporânea, especificamente na vida dos alunos, possibilitando assim que eles criem uma sensação de pertencimento a esta cultura, fortalecendo a própria identidade.

Durante o processo os alunos terão a oportunidade de desenvolver a competência leitora e escritora, pois se depararão com situações de decodificação de imagens, de releituras e a leitura e escrita de maneira concreta, obviamente que este objetivo é intrínseco a qualquer atividade pedagógica, e aos alunos devem ser oferecidas muitas destas oportunidades, e o projeto se compromete com esta necessidade.

Ainda existe uma conexão com o PEA da escola, que tem como eixo central a Ética e Sustentabilidade. O racismo é um tema abordado, os alunos tomarão conhecimento da origem do preconceito contra os negros, e poderão refletir sobre seus próprios preconceitos, sabemos que quando se desmistifica este tipo de situação ela logo se enfraquece e é destruída, este é um dos focos do trabalho com ética. Ainda na questão da sustentabilidade, trabalhar a questão do bairro, mostrando que mesmo morando em um bairro carente transformá-lo em um lugar em harmonia com o meio ambiente é possível, e que está intrinsecamente ligado a ética.

O Projeto Meu Sangue Negro será uma grande oportunidade de aprendizado porque incluíra atividades prazerosas, construção de responsabilidade, conhecimento aprofundado e temas que são parte da realidade dos alunos.

JUSTIFICATIVA

A Lei nº 10.639/03 é uma lei que traz uma missão ao professorado brasileiro, introduz no currículo a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” que inclui o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, regatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes a historia do Brasil. Se apropriando desta missão o projeto se pauta nesta lei e mais do que isso nesta necessidade, que é claramente detectada em diagnósticos simples, o déficit de conhecimento a respeito do assunto por parte dos alunos, e do povo brasileiro em geral.

Reconhecer o mérito, o valor do outro, da riqueza que cada indivíduo e grupo social porta é um imperativo de vida em sociedade. A escola não pode eximir-se desse processo de constituição da cidadania, da democracia, da vida republicana, sem deixar de ver na diversidade um potencial de diálogo, discurso e prática que promova a igualdade na educação.

Desta forma a justificativa para este projeto é uma real necessidade ratificada por lei, porém existente e negligenciada desde a chegada dos negros ao Brasil.

OBJETIVOS (os objetivos não estão em ordem de importância, só em ordem de memória, devemos organizar por importância)

• Construir Objetos Artísticos, que sintetizem e valorizem o aprendizado dos alunos;

• Criar oportunidades em que os alunos se deparem com questões éticas a respeito do preconceito racial que eventualmente eles possam sentir ou vivenciar;

• Possibilitar a noção de sustentabilidade e cidadania (Marilene melhora este aqui!!!);

• Analisar, Comparar e Vivenciar a leitura e a escrita de diversas maneira;

• Apreciar a produção cultural dos negros e sobre os negros;

• Aprofundar os conhecimentos a respeito da história africana e afro-brasileira;

• Desmistificar a escravidão e deparar-se com a crueldade da mesma;

• Localizar a miscigenação na cultura familiar dos alunos e do bairro no entorno da escola;

• Fortalecer a identidade dos alunos e da cultura local.

• Aprofundar a história da escravidão que está intimamente ligada ao racismo;

• Conhecer a história de Zumbi e Luís Gama que lutaram contra a escravidão.

• Entender a importância do dia da Consciência Negra;

• Compreender que a descendência africana não está ligada somente a cor da pele;

• Descobrir ( quem não sabe) a sua descendência;

• Não sei mais...

EXPECTAVIVAS DE APRENDIZAGEM

O projeto tem a expectativa de que os alunos possam desmistificar os olhares, a compreensão e o preconceito a respeito da cultura afro-brasileira, contudo não substituam a visão eurocentrista pela africana, mas sim valorizem as diferenças para produzir a igualdade.

Precisamos ler

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com