TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO “BRINCANDO DE EDUCAR NA ARTE”

Por:   •  25/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE NOVA ANDRADINA – FENA

Mantida pela Associação Educacional do Cone Sul - ASSECS

THAIS FERNANDA DA SILVA

PROJETO “BRINCANDO DE EDUCAR NA ARTE”

Nova Andradina – MS

2019

THAIS FERNANDA DA SILVA

“PROJETO “BRINCANDO DE APRENDER NA ARTE”

Projeto apresentado à disciplina de Educação Corpo e Movimento, para obtenção de nota referente ao 1° semestre de Pedagogia da FENA sob a orientação da prof: Esp. Ana Maria de Almeida Silva.

Nova Andradina – MS

2019

1 – INTRODUÇÃO

Este projeto tem como finalidade mostrar o quanto a Arte Livre é importante na Educação Infantil, pois através da arte as crianças conseguem expressar seus sentimentos e sua coordenação motora fina, apresentar qual contribuição que ela tem dado a escola na formação das crianças e no seu desenvolvimento. Considerando a importância do brincar através da arte, em seus diversos aspectos, problematizamos da seguinte forma: Como trabalhar a expressão Livre na Educação Infantil fase II?  tendo em vista que o professor deve despertar o interesse das crianças sobre as aulas de arte livre deixando claro que o mesmo deve transformar o conteúdo em brinquedo, uma vez que o brinquedo estimula a capacidade da criança de aprender e faz com que ela tenha apreciação artística e interesse pela leitura dos diversos tipos de artes. Para o desenvolvimento do projeto foi trabalhado algumas citações de autores como: Jung (1920) , Ferraz (1993), Fusari (1993) e Luiz (2018) e atividade proposta em sala de aula. É importante destacar que o referido projeto visa mostrar a importância de trabalhar a arte livre nas salas de aulas mediada por um professor, pois possibilita que o sujeito adquira atitudes essenciais para seu desenvolvimento com senso crítico, sensibilidade e criatividade.

2- Justificativa

O desenho é uma forma de o aluno expressar os sentimentos que não falam, algo do seu interior pode se aflorar como talento, socorro, diversão através da pintura você consegue analisar algo psicológico e trabalha os movimentos motores finos, e unindo as propostas prazerosas do fazer pedagógico no dia a dia da Educação Infantil, é que o referido projeto se justifica.

3- Objetivos

3.1 - Objetivo Geral

- Produzir com as crianças através da arte livre, expressão dos sentimentos e coordenação motora fina.

3.2 - Objetivos Específicos

  • Pesquisar atividades bibliográficas e web gráficas que contenha coordenação motora fina.
  • Praticar com as crianças as atividades pesquisadas.
  • Expor a produção das crianças, para visitação.

4- Metodologia

O referido projeto será executado no CEINF- Rita Ribeiro Hashinokuti, na turma do Pré nível II no período vespertino sob regência da professora Josefa Maria Barros Ortega.

As atividades propostas estarão no plano de ensino em anexo.

5- Referencial Teórico

Ao estudar sobre o tema, que se considera emergente no desenvolvimento global da criança na educação infantil unindo ao prazer em aprender, através de criar e recriar com arte, citamos Luiza,2008 que diz:

Ao utilizar a técnica compreende identificar os elementos essenciais do desenvolvimento da criança que foram adquiridos desde o nascimento e partir deste ponto, desenvolvemos uma nova atividade que desperte o interesse da criança em aprender mais com prazer (LUIZE, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com