TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PRATICA: HISTÓRIA DA ARTE: DO IMPRESSIONISMO AO SURREALISMO

Por:   •  26/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 4

LICENCIATURA EM ARTES

Disciplina:

HISTORIA DA ARTE: DO IMPRESSIONISMO AO SURREALISMO

Tutor:

ARETHUSA ALMEIDA DE PAULA

RA:

1186122

Aluno:

MARIZANGELA PANSERES

Turma:

DGART1502BRTAOS

Unidade:

CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO, BATATAIS/SP

1- PROJETO DE PRATICA: HISTÓRIA DA ARTE: DO IMPRESSIONISMO AO SURREALISMO

2- EXPRESSIONISMOS OBRAS E PRINCIPAIS ARTISTAS

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes 1° ano, 2º semestre e 10º semana do Centro Universitário Claretiano- CEUCLAR para a disciplina de HISTORIA DA ARTE: DO IMPRESSIONISMO AO SURREALISMO, sob a orientação do Professor: ARETHUSA ALMEIDA DE PAULA.

BURITIS/RO

2016


1- EXPRESSIONISMO OBRAS E PRINCIPAIS ARTISTAS

        

INTRODUÇÃO

        O Expressionismo teve inicio, no século 20, era chamado de “ismo” devido o seu sufixo. O termo “Expressionismo” era usado para designar a representação das emoções nas obras artísticas por meio do uso simbólico das cores por meio das distorções das formas.

        Edvard Munch (1863-1944), foi o principal impulsionador do Expressionismo, estabelecia uma relação muito intima com seus quadros e de certa forma “desabafava” todas as suas angustias quando pintava.

[pic 2]“O Grito” é sua obra mais conhecida, um exemplo perfeito desta corrente, nos transmite claramente angustia medo ou sentimentos parecidos. Para quem visiona esta obra é complicado compreender o que realmente representa. Pode ter varias interpretações, aumentando o grau de entropia desta obra. Munch acabou por pintar quatro versões da obra, para substituir as copias que ia vendendo. O original de 1893, (91 X 73,5), numa técnica de óleo em pastel sobre cartão, e encontra-se exposto na Galeria Nacional do Oslo. A segunda obra, em tempera (83,5 X 66), foi exibida no museu Munch de Oslo até ser roubada em 2004. A terceira pertence ao mesmo museu e a quarta era de propriedade particular, sendo arrematada em um leilão em maio de 2012.

Figura 1 O Grito (Edvard Munch) 1893

 técnica: oleo, tempera e pastel sobre cartão.

dimesão 91x73,5 cm localização

Nosjonalgalleriet, Oslo – Noruega


 2- FATORES EXTERNOS

O Grito (no original Skrik) é uma de quatro pinturas da série do pintor norueguês Edvard Munch, o mais ilustre dos quais foi datado em 1893. O Grito tornou-se famoso porque é, sobretudo, uma pintura que insufla uma emoção à quais poucos conseguem discernir claramente. Para entender a angustia – tanto do autor com a exposta na obra – é preciso lembrar o momento histórico em que o pintor, viveu nos últimos anos do século XIX, quando a Europa deu inicio as mudanças radicais que conduziram a Revolução Industrial.

        Os Expressionistas defendiam uma arte mais pessoal e intuitiva, onde prevalecesse a visão interior do artista (a “expressão”). “O Grito” é um exemplo perficiente desta corrente, já que a personagem apresenta uma expressão que nos transmite visivelmente angustia medo e outros sentimentos parecidos.

3- A OBRA EM SI

                Os fatores externos, porem, não são suficiente para descrever a tela. A efígie central – pode ser um homem (o próprio pintor) ou uma figura feminina – é refém do pânico e olha para o publico gritando seu medo, enquanto se apóia na imensa ponte. A figura com as mãos sobre os ouvidos e dá as costas para o fundo um céu vermelho cujos reflexos surgem na diagonal, algumas pessoas parece caminhar sobre a ponte. Todos parecem está contra si. Ao evitar seu meio e gritar para o público, transmite sua dramática solidão. Nessa situação não é possível notar a silhueta de uma igreja distante e nem os barcos, acrescentando mais a sensação de isolamento, afastando da realidade, submetendo diante do horror que vem do seu interior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (400.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com