TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

Dissertações: PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

Fortaleza – CE 2011

Introdução

As relações de trabalho ganham novos significados e complexidades a partir da presença feminina no espaço organizacional. A disputa acirrada no espaço de trabalho passa a ser vivida por homens e mulheres que buscam igualar suas oportunidades por cargos, posições hierárquicas, destaque e reconhecimento na profissão. Para concorrerem nesta disputa, as mulheres, muitas vezes, procuram mudar sua forma de agir nos meios sociais e culturais depois de muito tempo de construção, para que as conquistas adquiridas por elas sejam base para um processo de construção de uma nova identidade. O surgimento de uma nova identidade feminina torna possível a transposição de barreiras, principalmente de natureza psicológica, que ainda permanecem e que se mostram como as mais difíceis de serem superadas.

O processo de construção de identidade feminina é delimitado pela concepção de feminilidade interiorizada pela educação, e pelas normas de comportamentos impostas pelo mundo do trabalho (Belle, 1987). Neste processo a mulher não deve abandonar suas características femininas e, em contrapartida, precisa absorver características tipicamente masculinas que predominam no espaço público de trabalho. Percebe-se, com isto, que a mulher vivencia um processo ambíguo, porque precisa desenvolver habilidades que, às vezes, são opostas, como sensibilidade e frieza, por exemplo. Além disso, as mulheres elaboram um sentimento de culpa alimentado pela família e por elas próprias, em função da necessidade de abrirem mão do tempo destinado à convivência com a família e de suas tarefas de “mãe” e “esposa” para se dedicarem ao trabalho.

As diferenças salariais entre homens e mulheres.

Apesar da aparente igualdade entre os sexos, os salários entre homens e mulheres continuam sendo diferentes. Fizemos uma pesquisa salarial, onde foi encontrada uma diferença muito desigual, em relação ao salário do homem para o salário da mulher, isso levando em conta que ambos exercem a mesma função. Baseada nas pesquisas feitas ao longo desse trabalho chegamos a conclusão que a diferença de salário tem a tendência de aumentar, principalmente quando se trata de cargos mais altos.

As diferenças existentes entre os salários são a discriminação sexual, regional e também os papéis que homens e mulheres exercem na sociedade. Sabemos que existem outros fatores que levam essa diferença salarial, um deles é o fato de que existe maior número de mulheres que estão trabalhando em pequenas empresas, é dentro dessa realidade que encontramos os salários mais baixos.

Nas grandes empresas o numero de mulheres e menor, onde elas deveriam receber um salário maior. Na questão da escolaridade acontece o mesmo, baseada nas pesquisas encontramos os seguintes dados, 70% das mulheres com graduação e pós-graduação contra 66% dos homens que também com graduação e pós-graduação isso mostra que muito ainda precisa ser feito para mudar essa realidade.

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) foi criada em 1º de janeiro de 2003, com status de ministério e inaugurou um novo momento da história do Brasil no que se refere à formulação, coordenação e articulação de políticas que promovam a igualdade entre mulheres e homens.O Governo Federal deu um importante passo para a promoção dessas mudanças com a realização da I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (I CNPM), em julho de2004. A Conferência foi um marco na afirmação dos direitos da mulher e mobilizou, por todo o Brasil, cerca de 120 mil mulheres que participaram, diretamente, dos debates e apresentaram as propostas para a elaboração do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres que, agora, a SPM está colocando em prática.O Plano traduz em ações o compromisso assumido pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando de sua eleição em 2002, de enfrentar as desigualdades entre mulheres e homens em nosso país e reconhece o papel fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com