TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para Marx

Tese: Para Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Tese  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

1- Para Marx o trabalho, ao se exercer sobre determinados objetos, provoca nestes uma espécie de “ressurreição”. Tudo o que é criado pelo homem, diz Marx, contém em si um trabalho passado,”morto”, que só pode ser reanimado por outro trabalho. Quando o homem constrói; ou seja, exerce seu trabalho para transformar produzir. Neste momento ele está dando um novo valor, sem a intervenção do homem nas mercadorias, não seria possível obter tal valor.

2-Mais-valia era uma expressão usada no marxismo fazendo referencias ao capitalismo, era o fato do trabalhador entrar com a mão-de-obra e o produtor com o salário pago a este, todavia nunca era justo, havia inclusive neste sistema o proletariado em que o homem tinha apenas a força de trabalho e o que poderia vir a mais seria a prole em que o homem cedia seus filhos para serem escravos do sistema, pois era o único bem que possuíam.

3- Modo de produção, em economia marxista, é a forma de organização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção. Reúne as características do trabalho preconizado, seja ele artesanal, manufaturado ou industrial. São constituídos pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho necessários à produção (instrumentos ou ferramentas, máquinas, oficinas, fábricas, etc.) Existem 7 modos de produção: Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal, Capitalista, Comunista, Socialização fascista

.

4-Marx compreende que existem dois tipos de alienação: a política e a material.

5-Dominantes e dominados.

Após a Revolução Industrial, os proprietários e os não proprietários.

A relação entre elas é de exploração da segunda pela primeira, também de tensão, o que leva ao tão falado conflito de classes.

Resumidamente, as relações de produção são as formas como os seres humanos desenvolvem suas relações de trabalho e distribuição no processo de produção e reprodução da vida material. Segundo a teoria marxista, nas sociedades de classes as relações de propriedade são expressões jurídicas das relações de produção. Assim, nas sociedades de classes, as relações de produção são relações entre classes sociais, proprietários e não-proprietários. As relações de produção, conjuntamente com as forças produtivas são os componentes básicos do modo de produção, a base material da sociedade

6-Marx concebe a sociedade dividida em duas classes: a dos capitalistas que detêm a posse dos meios de produção e o proletariado (ou operariado), cuja única posse é sua força de trabalho a qual vendem ao capital. Para Marx, os interesses entre o capital e o trabalho são irreconciliáveis, sendo este debate a essência do seu pensamento, resultando na concepção de uma sociedade dividida em classes. Assim, os meios de produção resultam nas relações de produção, formas como os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Tudo isso acarreta desigualdades, dando origem à luta de classes. Acreditava numa sociedade socialista.

7-Ele defendia a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com