TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parasitologia

Tese: Parasitologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Tese  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

1-T. Gondii

É um protozoário, genericamente chamado de parasita, que está amplamente disseminado por quase todo reino animal. Aves, pássaros, mamíferos, inclusive os humanos, podem ser infectados por ele e manifestar uma doença de características mais sérias ou mais leves.

2-O Plasmodium é um parasita unicelular protozoário, que infecta os eritrócitos, causando a malária. É transmitido a seres humanos pela picada da fêmea do mosquito Anopheles. São parasitas esporozoides das células sanguíneas. Têm diversas formas, de acordo com a fase do ciclo de vida, e em média cerca de 1-2 micrómetros de diâmetro (a hemácia tem cerca de 7 micrómetros). Têm duas fases de reprodução, assexual no ser humano e sexual no mosquito.

Há quatro espécies que infectam humanos: P.falciparum, P.vivax, P.ovale e P.malariae.

3-Hymenolepis nana é uma espécie de tênia que mede de 15 a 40 mm.1 Infecta seres humanos e roedores - possivelmente ratos causando a himenolepíase. Se a infecção do indivíduo for severa, poderá causar forte diarréia, perda de peso, desnutrição, desidratação e forte dor abdominal. É a única tênia que infecta o homem sem um hospedeiro intermediário obrigatório.

O verme adulto mede entre 3 e 5 centímetros. Possui 100 a 200 proglotes muito estreitas, e cada uma delas tem genitálias masculina e feminina. O escólex apresenta quatro ventosas e um rostro retrátil armado de ganchos.3

Os ovos são transparente e incolores, quase esféricos, e medem cerca de 40 micrômetros (µm) de diâmetro. Possuem uma fina membrana externa envolvendo um espaço claro. Há ainda outra membrana mais interna, ao redor da oncosfera, que apresenta dois mamelões claros em posições opostas, dos quais partem alguns filamentos longos. Quando observado ao microscópio, o ovo é às vezes descrito como parecendo um "chapéu de mexicano, visto por cima".

A pequena larva cisticercoide da espécie é formada por um escólex invaginado e envolto por uma membrana. Contém pequena quantidade de líquido. Mede cerca de 500 µm de diâmetro e como nos demais integrantes da classe Cestoda, pode-se denominar de protoescólex ao escólex da larva.

10-Schistosoma mansoni

Morfologia: sexos separados, com dimorfismo sexual, sem faringe muscular, útero anterior ao ovário, cercárias com cauda bifurcada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com