TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parque Do Trabalhador

Casos: Parque Do Trabalhador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  3.189 Palavras (13 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 13

ACAMPAMENTO FARROUPILHA

A comemoração da Semana Farroupilha significa o início da Guerra dos Farrapos, em 1835, que de um lado estaria os gaúchos que queriam ser separados do resto do Brasil e se tornar um país. Teve seu fim em 1945, ficando conhecida como Guerra dos Farrapos por causa das roupas dos soldados que estavam velhas como trapos sujos.

A área determinada para o acampamento é aproximada de 50 metros de largura por 282, metros de comprimento sendo muito bem preenchido por árvores toda sua extensão, tendo apenas uma rua de cascalho que passa pelo meio do acampamento dando acesso a todos os galpões.

Dentro do Parque do Trabalhador se localiza o acampamento farroupilha, que veio através dos CTGS. Os galpões são muito usados pelas pessoas do bairro, em finais de semana e são liberados para serem ultilizados para fazer churrascos, festas etc.

Nos dias de “Semana Farroupilha” os donos dos galpões aparecem no acampamento para comemorar, sendo responsável pelo seu galpão, fazendo a venda de churrasco, refrigerante entre outras guloseimas.

Muitas pessoas, deixaram de vir para a Semana Farroupilha por causa dos campeiros, que querem ganhar em uma semana o suficiente para o ano todo, o que é um grande roubo por parte deles, alguns visitantes que continuam vindo na Semana Farroupilha, estão deixando de comprar bebidas e lanches nos galpões, para trazer de casa ou comprarem em bares que se localizam perto do Parque.

A Semana Farroupilha significa muito para as pessoas de São Leopoldo e o fato de ter apenas dois acampamentos dentro de São Leopoldo, faz com que as pessoas que moram por perto do parque ter o privilegio de poder frequêntar o acampamento com maior facilidade sendo que o outro acampamento dentro de São Leopoldo fica no bairro Feitoria.

O acampamento é muito importante para o parque não ficar tão abandonado, pois a semana farroupilha traz pessoas de todos os lugares de São Leopoldo e até pessoas de fora, sendo a época do ano em que o parque tem o maior número de pessoas frequentando, chega a ser mais de 300 pessoas essas vem ao parque se divertir com danças e a culinária típica dos gaúchos.

GINÁSIO DO PARQUE DO TRABALHADOR

O ginásio é um dos poucos lugares que funciona bem no Parque do Trabalhador, pois conseguem mantê-lo com o lucro que o aluguel da quadra proporciona.

A escola Instituto Estadual Parque do Trabalhador utiliza o ginásio, para realizar algumas atividades esportivas, como: treinos de futsal, vôlei e alguns exercícios físicos.

Nas extremidades do ginásio há uma pracinha, onde diversas crianças se divertem e brincam enquanto seus pais estão praticando algum esporte no interior do ginásio. Para manter a segurança do ginásio, existem guardas que são responsáveis por manter o espaço protegido.

O espaço do ginásio é algo muito proveitoso do Parque, pois é o lugar onde se atrai mais público. Muita gente diariamente tenta encontrar algum horário para que se possa usar a quadra e ter um pouco mais de diversão em seu cotidiano. Tudo isso se deve a boa direção que o ginásio tem, pois é muito arriscado manter um local apenas com o aluguel da quadra, ainda porque é necessário pagar a limpeza, a segurança entre outras pendências, como a conta de luz e água, fora os gastos que se têm com a quadra de futsal.

É necessário para que o ginásio continue funcionando normalmente um cuidado muito grande com este espaço, pois ele pode ter muitos problemas se começarem a usa-lo de maneira errada e sem se preocupar com o seu ambiente.

Para que ginásio continue funcionando é preciso que tenhamos cuidados simples com ele, para torná-lo um espaço, limpo e principalmente onde possamos praticar atividades físicas, prática indispensável do cotidiano. As pessoas precisam praticar atividades físicas, para que se tenha uma sociedade saudável.

Se for bem cuidado, com certeza o ginásio poderá continuar funcionando por um longo tempo, proporcionando cada vez mais uma vida saudável e divertida a quem pratica esportes, principalmente o futsal. Mesmo sendo o espaço mais aproveitado no Parque, o ginásio ainda precisa melhorar em termos de infraestruturas, pois os banheiros tem fortes odores de urina. Justamente porque as pessoas que frequentam o ambiente não cuidam

O teto também é algo que precisa ser melhorado, pois devido as goteiras existentes no prédio, o chão acaba ficando todo molhado durante e após as chuvas.

Para que as pessoas tenham motivação e interesse em utilizar o ginásio é necessário melhorar a sua aparência. Seria interessante investir em pintura e trocar a rede da quadra que está deteriorada.

ESCOLA DO PARQUE DO TRABALHADOR

Antes de se tornar a escola do Parque do Trabalhador, o espaço era ocupado por três prédios apenas. Essa estrutura foi abandonada durante muitos anos. Não havia luz, as tomadas não funcionavam, ou seja, um espaço precário e esquecido.

Então, a comunidade se reuniu e reivindicaram que houvesse uma Escola nesse ambiente, pois muitos pré-adolescentes precisavam atravessar a BR para frequentar outras escolas, o que de certa forma, assustava os pais de muitos alunos. Em março de 2000 ofereceram para a atual diretora Sr.ª Magda, que ela fosse a coordenadora desse anexo. Então foi preciso que ela encaminhasse a documentação para o funcionamento da escola. A autorização foi concedida para que o prédio funcionasse como Escola de Ensino Fundamental. Depois de ter passado por esse processo, foi novamente encaminhado à documentação para o funcionamento do Ensino Médio.

Agora, em 2014, a escola tem uma certa estabilidade porque, se entrasse alguma verba para investir no Parque, com certeza melhoraria ainda mais. A quadra de vôlei da escola é uma quadra aberta, seria necessário fechá-la pois quando chove os alunos não conseguem praticar esportes. Outro fator negativo é que a Escola não tem uma quadra de futebol para uso dos alunos.

A instituição não tem uma entrada principal, os alunos saem por onde bem eles querem; as cercas têm lugares abertos, os cachorros entram e saem a hora que querem do colégio; por exemplo, a sala de jogos não tem atividades suficiente para os alunos. A sala de informática começou a funcionar, mas alguns computadores não estão em bom estado. O refeitório escolar já começou a ter uma merenda direcionada por uma nutricionista, como podemos ver, a comida está melhorando a cada dia.

A estrutura da escola precisa melhorar, pois algumas portas não possuem trancas então, ficam abertas durante a noite, fazendo com que os cachorros entrem para dormir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com