TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Partes interessadas no projeto

Seminário: Partes interessadas no projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Seminário  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 5

Essa identificação e análise servem basicamente para

Identificar as partes que podem ser afetadas pelo projeto;

Documentar seus interesses;

Documentar seu envolvimento;

Documentar seu impacto nos resultados do projeto.

Mas para isso devemos entender que um stakeholder é qualquer pessoa ou organização que tenha interesse, ou seja afetado pelo projeto.

A palavra Stakeholder vem de

Stake: interesse, participação, risco

Holder: aquele que possui

Os primeiros stakeholders que imaginamos em um projeto são o Gerente de Projeto, o Patrocinador do Projeto, a Equipe de Projeto e o Cliente. Entretanto, na prática podem existir muitos outros, um exemplo utilizado Fernando Barbi é o exemplo da construção de uma represa, neste caso pelas dimensões do empreendimento haverá impacto para os moradores da região e ao longo do rio. Estas pessoas são afetadas pelo resultado do projeto e podem influir de várias formas no andamento dos trabalhos, desde colaborando com as equipes de construção até obstruindo a obra com denúncias junto aos órgãos de controle ambiental. Uma atitude pró-ativa por parte do Gestor do Projeto é estabelecer um canal de diálogo com este grupo, ou grupo(s), para evitar surpresas que tenham impacto negativo no andamento dos trabalhos.

A comunidade

Outras áreas da empresa

Concorrentes

Fornecedores

Investidores e acionistas

Governo

As famílias da equipe de projeto

Stockholders (Acionistas)

Stockholders são os acionistas e estão geralmente englobados dento do termo stakeholder. Além disso, cada projeto pode ter algumas partes interessadas que sejam específicos para sua realidade, e que não se apliquem a outros projetos. A importância de identificar os stakeholders é que além de serem afetados pelo projeto, eles podem ter uma influência direta ou indireta no seu resultado. Uma falha nesta identificação significará que o gerente de projeto não estará pensando nas necessidades de todos os envolvidos, e isto é um fator de risco para o projeto. Ao mesmo tempo, o gerente de projeto deve ter cuidado em não procurar stakeholders por todos lados, ou ficará com um cenário difícil de gerenciar.

Existem alguns passos para identificação de stakeholders, destaco aqui três passos que considero importantes e em seguida o processo de acordo com o PMBoK®:

Passo 1 – Identificar os Stakeholders

Antes de efetuar qualquer análise de fatores externos e seus impactos na empresa é preciso primeiro identificar tais influências e estabelecer uma ordem de prioridades. Os fatores externos que impactam a gestão das empresa são muitos e diversificados. A realização de estudos amplos e profundos pode demandar tempo e recursos que mesmo muitas grandes empresas não são capazes de arcar. Quando tal tentativa ocorre em uma pequena ou média empresa é provável que se interrompa a análise antes de avaliar todos os fatores, deixando-se de lado aspectos importantes, ou que se avalie um vasto leque de aspectos porém de forma superficial, sem despender a atenção necessária no que realmente impacta o alcance de objetivos organizacionais.

Este passo envolve:

Identificar stakeholders atuais e potenciais;

Estabelecer uma ordem de influência conforme o grau de impacto que possuem no alcance de objetivos da empresa e, determinar os atores principais de cada stakeholders.

Adotando-se técnicas como brainstorm ou brainwritting uma primeira listagem deve ser realizada de forma exaustiva, incluindo todos os elementos que possivelmente possam influenciar a organização. O esforço de identificação deve incluir não somente os stakeholders atuais mas aqueles que podem vir a influenciar a organização no futuro. Se a empresa pretende lançar um novo produto ou transferir-se para uma nova localidade, deve levar em conta que novos fatores externos influentes nesta ação empresarial.

De posse da lista extensiva, o momento seguinte envolve classificar em ordem de importância todos os elementos identificados. Esta classificação visa estabelecer prioridades ao empreendedor para que seus esforços sejam despendidos naquilo que realmente é importe e mais influencia seu negócio.

O ciclo de identificação é completado com a determinação dos atores principais e mais representativos de cada stakeholder identificado como influente. Como muitos deles são organizações, como uma empresa concorrente, ou instituições sociais, como associações empresarias, é necessário determinar os atores mais influentes uma vez que eventuais contatos e troca de informações ocorrerão por meio de seus representantes. Quando se identifica um grupo mais difuso como “outros administradores de pequenas empresas” é então necessário determinar indivíduos representativos desta classe e que servirão de referência para o empresário nas ações voltadas para este stakeholder.

Passo 2 – Compreender suas necessidades.

O foco a ser dado na investigação de stakeholders guarda varias semelhanças ao adotado em relação aos clientes fornecido pelo marketing. É preciso conhece-los profundamente, saber seus desejos e motivações principais bem como suas preferências. A abordagem de marketing deve ser complementada com uma abordagem estratégica. Conhecer o foco e direcionamento estratégico adotado por cada stakeholder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com