TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamentos Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Pensamentos Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Estácio Fic

Disciplina: ciências sociais

Professora: Brígida

Aluno: Leandro de Oliveira Araújo

Assunto: Resumo dos pensamentos sociais.

O avanço do capitalismo industrial destitui o sistema feudal surgindo a burguesia, uma nova sociedade detentora do capitalismo industrial.

O crescimento do sistema industrial de produção vai de encontro com o crescimento da sociedade, gerando excedentes na produção e conseqüentemente, crise no sistema de produção. Diante disso o sistema procura se unir na busca de estratégias para conquistar novos mercados e expandir a produção.

A burguesia industrial começa investir em pesquisas cientificas e ultramarinas e conquistas de outros continentes e civilizações, bem como, materiais que favorecessem uma melhor eficiência do sistema tais como: matéria prima e mão de obra.

No entanto as outras nações não estavam de acordo com os modelos ideais para o avanço do sistema, a cultura e modo de viver e ver o mundo caminhava no sentido oposto ao do capitalismo industrial. Diante disso era necessária adaptá-los ao sistema para que pudessem concretizar seus anseios, ou seja, moldá-los de acordo com os princípios capitalistas

Após traçar as estratégias a Europa inicia a reorganização dos povos e civilizações conquistadas de acordo com seu modelo e estrutura, impondo sobre aos povos dominados seus modos de sociedade evoluída e desenvolvida em detrimento dos valores culturais das outras nações, subestimando todo e qualquer modo de organização social diferente dos seus.

Para justificar sua atuação e impor seus princípios de dominação a elite industrial utiliza-se das filosofias e do cientificismo biológico. Tentando convencer os povos a se adaptarem aos modelos de sociedades considerados evoluídos, sem levar em consideração seus costumes e culturas, onde só assim o fazendo alcançariam os padrões de “civilização desenvolvida”

A filosofia darwinista começa a ser criticada na medida em que dava ao caráter social um comportamento baseado no cientificismo biológico bem como nas suas relações com a natureza, fazendo uma analogia as leis que regem os seres biológicos sem levar em consideração sua flexibilidade diversidade e capacidade de se adaptar ao meio.

Contudo, na medida em que, a sociedade se organizava, surgiam novos problemas sociais fomentando respostas e propostas que dessem ao dinamismo social um caráter estável. Diante disso surge o positivismo social, essa escola doutrinaria pregava que a sociedade só alcançaria a estabilidade e equilíbrio através de um sistema que eles denominaram ordem e progresso dentro de um objetivo comum. Para que isso se efetivasse, segundo a doutrina, deveriam existir meios de coerção para alcançar efetividade.

Outra escola que surgiu nos contextos sociais da época foi o organicismo movimento que procurava prever uma explicação para organização da sociedade empregando conceitos biológicos as estruturas sociais, em detrimento da história e cultura humana.

A teoria do evolucionismo foi outro movimento ou concepção filosófica que buscou responder as questões sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com