TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINGUAGEM- PENSAMENTO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Por:   •  27/3/2016  •  Resenha  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 2

CONCEITO E DEFINIÇÃO

Neste capitulo a autora percorre o pensamento de alguns estudiosos para compreender a questão da linguagem, Skinner, Vygotski, Piaget, Malrieu, Leontiev, terwilliger e Flahault.

Ela inicia pelas contribuições de Skinner, o qual recebe o comportamento verbal “como todo aquele medido por outra pessoa", incluindo gestos, sinais, ritos e a linguagem. Podemos entender que a linguagem é a responsável pela sobrevivência da sociedade, faz-se necessário resgatar a sua importância para a compreensão do homem em sua totalidade.

A linguagem é um produto coletivo, como um meio que viabiliza a construção de uma visão de mundo, além de ser um instrumento de comunicação, é a responsável pela incorporação do mundo, de extrema importância ressaltar que a aprendizagem (da língua materna) Possibilita o ingresso da criança na história de sua sociedade, viabilizando a reprodução do" processo de hominização" a criança torna - se produto e produtora da história de seu grupo social.

O pensamento de Vigotsky, afirma que "uma palavra é um microcosmo da consciência humana," nessa visão um grupo estipula que tipo de linguagem deve se Ter e qual o significado terá tal linguagem, a função primaria da linguagem é a comunicação através da qual a criança representa o mundo que a cerca.

Na visão da autora, estes autores contribuem para um conhecimento psicológico da aprendizagem da linguagem: Skinner pela análise empírica que faz, demonstra a materialidade de falar e pensar; Piaget e Malrieu apontam para a gênese social das representações da criança, Leontiey faz referência a dois processos: o da objetividade e subjetividade, Terwilliger afirma ser "a palavra uma arma do poder".

Sendo assim, podemos entender que a linguagem é um instrumento em potencial nas mãos da classe dominante, que pode ser empregado para controlar o homem, Portanto a linguagem promove a alienação.

Faz se necessário não apenas estudar o individual, mas toda a relação entre os grupos a inserção desse indivíduo... dos idealizadores aos questionadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com