TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto “Pensamento Conservador, Ciências Sociais e Serviço Social”

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Resenha do texto “Pensamento conservador, ciências sociais e serviço social”

Netto, Leila Escorsim

Aluna:

Andreza

Carmen

Juarez

Julia

Márcia

Regina

INTRODUÇÃO

1ª Questão: As ciências sociais operaram historicamente como suportes teórico-ideológico da sociedade burguesa.

. Necessário erradicar a falsa visão das ciências sociais como críticas progressistas.

. A natureza teórico-metodológica das ciências sociais se fundava no abandono das dimensões econômico-políticas e históricas da vida social.

2ª questão: Movimento de Reconceituação na história do Serviço Social Latino Americano e a inserção do pensamento marxista no Serviço Social.

"Fase áurea" da Reconceituação foi entre os anos 1965 -1976.

. Crítica político-ideológica era denominador comum entre os diversos autores deste período, sendo distinguidos pelo referencial teórico e seu grau de apropriação.

. A vinculação do Serviço Social “tradicional” aos interesses das classes dominantes, a sua legitimação prático-pedagógica da ordem burguesa, o seu papel disciplinador e “integrador” frente às classes e camadas subalternas, a sua funcionalidade na reprodução do “status quo” – estes foram, à época, os alvos prioritários dos intelectuais da Reconceituação.

. A questão do desenvolvimento social na América Latina e a correlação de forças provoca a ruptura com o Serviço Social “tradicional”

. Período histórico da Reconceituação e da Pós Reconceituação foi o da ditadura militar (31/03/1964 – 15/01/1985)

3ª Questão: A Pós Reconceituação e o tratamento histórico do Serviço Social

. Conjunção da critica político-ideológica com a influência do marxismo mesmo considerando suas limitações durante a “fase áurea” da Reconceituação, foi o que abriu caminho para o tratamento histórico do Serviço Social;

. Transição do processo de documentação na fase do Serviço Social “tradicional” para o tratamento histórico da profissão, que compreende um enfoque crítico-analítico buscando conexões e interações do Serviço Social na sua totalidade (sua gênese, seu desenvolvimento, sua institucionalização, suas agências de formação, , suas práticas e estruturas institucional-organizacionais onde se efetivam, seus sujeitos, seus sistemas de saber, seus valores e seus rituais.) e do quadro sócio-histórico e cultural em que se insere.

. Com o tratamento histórico do Serviço Social articula-se uma crítica superadora da Reconceituação.

.Contraponto entre o pensamento conservador ao qual a gênese do Serviço Social estava atrelado e os vetores ídeo-políticos que estavam sustentando os passos iniciais da história crítica-científico brasileira.

. Surgimento do CELATS  - Peru - 1974

Início da Pós Reconceituação acontece a partir da segunda metade dos anos 1970.

Capítulo 1

“O pensamento conservador: determinações históricas.”

Objetivo do capítulo é circunscrever historicamente o conservadorismo clássico.

. A delimitação histórica e a caracterização precisa do pensamento conservador, são duas questões que se destacam dentre as dificuldades encontradas pelos estudiosos do conservadorismo.

        .  Na determinação do espaço histórico-temporal e dos traços constitutivos do pensamento conservador está a chave para elucidar e interpretar a sua diferencialidade e seu denominador comum - ou seja compreendê-lo como uma unidade constituída por diversidades.

  1. Alguns problemas na análise do conservadorismo

. Senso comum comportamental no sentido de querer conservar coisas e ideias que acreditamos e valorizamos.

. Esse senso comum destituído de referências históricas concretas, introduz uma negação da história. Engessando o homem e a humanidade.

. Pensamento conservador surge a partir da Revolução Francesa

. A diversidade constitutiva do pensamento conservador não oferece possibilidade de construir uma cronologia do conservadorismo

. Duas questões:

1ª Após a queda do "Ancien Régime", o pensamento conservador vai manter-se até quando, no processo de desenvolvimento das formas sociopolíticas que sucederam a velhas ordem?

2ª O  estabelecimento de uma tradição conservadora  implícita nestas cronologias desde a revolução Francesa aos nossos dias está longe de solucionar as transformações sofridas pelo conservadorismo

. A complexidade do pensamento conservador dificultou uma sinopse histórico-crítica.

  1. O espaço histórico e a mudança de função do pensamento conservador

           . O pensamento conservador é uma expressão cultural particular de um tempo e espaço histórico preciso. O tempo e o espaço da configuração burguesa.

.  Surgimento da burguesia comercial e o Estado absolutista.

.  Revolução Industrial & a hegemonia econômica & social  da burguesia deslocando as visões sociais de mundo que até então imperavam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (284.6 Kb)   docx (88 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com