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Perguntas sobre o Capítulo 32 (Vida política)

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Por:   •  11/12/2014  •  Ensaio  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  982 Visualizações

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Cap. 32 (A vida política).

Questões:

1- Em que sentidos costumamos usar a palavra política?

Usamos a palavra política ora para significar a uma atividade especifica – o governo -, realizada por um certo tipo de profissional – o político -,ora para significa uma ação coletiva – movimento estudantil nas ruas – de reivindicação de alguma coisa, feita por membros da sociedade e dirigida aos governos ou ao Estado.

2- O que queremos dizer quando relacionamos a política às atividades do governo?

O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do Estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.

3- O que entendemos por política quando a associamos a atividades exercidas por especialistas e profissionais?

A política parece como algo distante da sociedade, uma vez que é atividade de especialistas (administradores) e profissionais que se ocupam exclusivamente com o Estado e o poder. A política é feita ”por eles” e não “por nós”, ainda que “eles” se apresentem como representantes “nossos”.

4- Qual o significado da política mais corrente para o senso comum e social?

O significado mais corrente é de conduta duvidosa, não muito confiável, um tanto secreta, cheia de interesses particulares dissimulados e frequentemente contrários aos interesses gerais da sociedade e obtidos por meios ilícitos ou ilegítimos.

5- Que fatos contribuem para que se tenha uma visão negativa da política?

Um dos significados da política aparece como um poder distante de nós (passa-se no governo ou no Estado), ecercido por pessoas diferentes de nós (os administradores e profissionais da política), por meio de práticas secretas que beneficia quem o exerce e prejudicam o restante da sociedade.

6- Cite alguns traços que possibilitaram aos gregos e aos romanos inventarem o poder político.

Rompendo com o poder despótico, gregos e romanos inventaram o poder político porque:

*Separaram a autoridade pessoa privada do chefe de família – senhorio patriarcal e patrimonial – do poder impessoal público, pertencente à coletividade: separaram o privado do público e impediram a identificação do poder político com a pessoa do governante;

*Criaram a ideia e a prática da lei como expressão de uma vontade coletiva e pública, definidora dos direitos e deves para todos os cidadãos, impedindo que fosse confundida com a vontade pessoal de um governante.

*Criaram a instituição do erário público ou do fundo público, isto é, dos bens e recursos que pertencem à sociedade e são por ela administrados por meio de taxas, impostos e tributos, impedindo a concentração da propriedade e da riqueza nas mãos dos dirigentes.

7- Qual a importância do espaço público para a consolidação da política na sociedade greco-romana?A existência do espaço público de discussão, deliberação e decisão significa que a sociedade está aberta aos acontecimentos, que as ações não foram estabelecidas de uma vez por todas por alguma vontade transcendente, que erros de avaliação e de decisão podem ser corrigidos, que uma ação pode gerar problemas novos, não previsto nem imaginados, que exigirão o aparecimento de novas lei e novas instituições. Isso fez com que o povo participasse da tomada de decisões.

8- Que contradições havia na sociedade greco-romana, do ponto de vista da política?

Em primeiro lugar, a economia era agrária e escravista, de sorte que uma parte da sociedade – os escravos – estava excluída dos direitos políticos e da vida política. Em segundo lugar, a sociedade era patriarcal e, consequentemente, as mulheres também estavam excluídas da cidadania e da vida pública. A exclusão atingia também os estrangeiros eo miseráveis. A cidadania era exclusiva dos homens adultos livres nascidos no território da cidade. Além disso, a diferença de classe social nunca era apagada, mesmo que os pobres tivessem direitos políticos.

9- Ao longo da história, a sociedade patriarcal e a política foram duas respostas sociais às questões do poder. Alem dessa duas formas, que outro caminho foi proposto a essas questões, no século XX, quem o estudou e formulou e quais as suas principais características?

No século XX, o antropólogo francês Pierre Clastres estudou essas sociedades por um prisma totalmente diferente, longe do etnocentrismo costumeiro. Mostrou que possuem escrita, mas que esta não é alfabética, nem ideográfica, nem hieroglífica, mas simbólica, gravada no corpo das pessoas por sinais específicos, inscrita com sinais específicos em objetivos e espaços determinados. Somos nós quem não sabemos lê-la. Mostrou também que possuem memória, transmitida oralmente de geração em geração, conservando-se através dos tempos, mas também se transformando quando mudam as condições de vida de um grupo ou de uma geração. Mas, sobretudo, mostrou por que e como tais sociedades são contra o mercado

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