TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pessoas Em Situação De Rua Projeto De Pesquisa

Monografias: Pessoas Em Situação De Rua Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  1.057 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 FORMULAÇÃO E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA.............................................4

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4

2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5

3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5

3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6

3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

Resquícios de um processo de exploração e desigualdade social advindos do capitalismo, juntamente com o êxodo rural que se deu nas revoluções industriais, outrora chamados de mendigo, mendicante, pedinte, morador de rua, sem-teto ou sem-abrigo é o indivíduo que vive em extrema carência material, não conseguindo obter as condições mínimas de salubridade e conforto com meios próprios. Tal situação de indigência material força o indivíduo a viver na rua, perambulando de um local para o outro, recebendo o adjetivo de vagabundo, ou seja, aquele que vaga, que tem uma vida errante. Esses termos tais como o próprio indivíduo nessa situação já existe há centenas de anos, contudo é evidente que com o advindo do capitalismo, juntamente com o êxodo rural, fizeram com que pessoas nessa situação aumentassem consideravelmente.

Felizmente, a partir de 2004 o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) propõe o debate e inclui em sua agenda a formulação de políticas públicas voltadas especificamente, para a população em situação de rua. Regularmente passa a convidar representantes de vários municípios (entre eles Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife), a Igreja, além de entidades não governamentais que trabalham com este segmento populacional, no sentido aprimorar os conceitos envolvidos e traçar políticas de âmbito nacional sob o foco da assistência social. Entre os objetivos iniciais procurou-se formular uma definição que pudesse abranger as diferentes dimensões e contextos da população em situação de rua.

E é justamente nesse bojo das questões sociais que é entendida por Iamamoto como “o conjunto das expressões das” desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade (Iamamoto, 1999, p. 27) começam a se “apertarem” onde o Serviço social primitivo, pioneiro começa a agir.

Com isso para compreender melhor os reais motivos que levam um individuo a essa situação de total vulnerabilidade social fazendo uma correlação com o uso de substâncias psicoativas é a base desse projeto de pesquisa.

2 FORMULAÇÃO E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

O uso de substâncias psicoativas por pessoas em situação de rua.

3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO

3.1 OBJETIVO GERAL

A partir desse pressuposto do uso das drogas como fator determinante para a ida das pessoas para as ruas, pretende-se explanar mais sobre esse assunto a fim de chegar a uma conclusão sobre o tema.

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Conhecer a influência do uso de substâncias psicoativas na ida dos indivíduos para as ruas.

4 JUSTIFICATIVA

Trazer à tona toda a problemática das pessoas que moram na rua e que tem como fator determinante o uso de drogas, para que desta forma seja sabido e sirva de orientação para as famílias em geral, para que as mesmas lidem melhor com a problemática das drogas e a ida dos usuários a partir do abandono para as ruas, contribuindo desta forma para uma melhor conscientização das pessoas na questão do abandono dos usuários de drogas e que acaba indo por opção para as ruas.

Para que também o tema seja explicitado de forma sucinta havendo um maior entendimento em relação ao que está se pretendendo explicar, pois e de grande relevância para toda a comunidade e para o próprio Serviço Social essa relação de uso de drogas e os moradores de rua, os quais se encontram em total vulnerabilidade social, o que serve como objeto de trabalho para os assistentes sociais.

Portanto, habitar na rua é consequência notável do agravamento da questão social, ou seja, da divisão da sociedade em classes e apropriação desigual da riqueza socialmente produzida. Como analisa Iamamotto:

A evolução da questão social apresenta duas faces indissociáveis: uma, configurada pela situação objetiva da classe trabalhadora, dada historicamente, face às mudanças no modo de produzir e de apropriar o trabalho excedente como frente à capacidade de organização e luta dos trabalhadores na defesa de seus interesses de classes (...); outra expressa pelas diferentes maneiras de interpretá-la, e agir sobre ela, propostas pelas diversas frações dominantes, apoiados no e pelo poder do Estado (Iamamotto, 1982:79)

5 METODOLOGIA

A perspectiva teórico-metodológica deste trabalho se fundamenta na concepção práxis social e prática pedagógica de acordo com Minayo(1992:73), “ é na práxis, na perspectiva dialética, que se dá a emancipação subjetiva e objetiva do homem e a destruição da opressão enquanto estrutura e transformação da consciência. Noutras palavras, a transformação de nossas ideias sobre a realidade e a transformação da realidade caminham juntas.” Portanto, parto do pressuposto que há uma relação teoria/prática, que “são aspectos inseparáveis do processo de conhecimento e devem ser consideradas na unidade “ ( Nobuco,1995:101)

A partir disso esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com