TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pierre Clastres

Casos: Pierre Clastres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  6.579 Visualizações

Página 1 de 2

Questões sobre as leituras complementares:

Responda ás questões a seguir com base no texto de Pierre Clastres.

1. Pierre Clastres argumenta que a tortura do rito não visa apenas a demonstrar um valor individual. Qual é ,portanto ,o seu maior significado?

R: O seu maior significado é de que a criança deixe de ser criança para ser um homem ou uma mulher de fato, com responsabilidades no meio em que vive, assumindo uma nova posição, se comprometendo com os demais.

2. O que o autor quer dizer com “um homem iniciado é um homem marcado” e com “o copo é uma memória”?

R: Na frase “um homem iniciado é um homem marcado” quer dizer que o homem só terá reconhecimento no meio se ele for iniciado, ou seja, ter passado pelo rito de passagem; e a frase “ o copo é uma memória” está falando do saber.

3. Que significa “ a recusa da sociedade primitiva em correr o risco da divisão”?

R: significa, que a sociedade primitiva não aceita em hipótese nenhuma a divisão entre eles, pois para eles todos são iguais e tem uma importância na comunidade.

4. Compare os trotes de calouros a um rito de passagem.

R:Os trotes de calouros é um exemplo favorável para se comparar com o rito de passagem, pois o mesmo individuo é submetido a situações desagradáveis, mas para um fim de ascensão, e de colocar o individuo em um patamar onde ele se iguale aos veteranos .

5. Além dos trotes, que outros costumes contemporâneos poderiam sesr comparados, sob certos aspectos a “ritos de passagem dessacralizados”?

R: Praticas contemporâneas que poderíamos citar pode ser quando uma pessoa faz 15 anos, e 18 anos, pois aos 15 ela esta passando da fase de uma fase infantil para de JOVEM, já ao completar os 18 anos o individuo esta se tornando oficialmente adulto, responsável por si mesmo.

Responda ás questões a seguir, com base mo texto de Paula Caleffi.

6. Explique porque a descrição de Vespúcio sobre os indígenas “ sem fé, sem rei, sem lei” revela o preconceito de uma concepção etnocêntrica?

7. Faça uma pesquisa para exemplificar a ultima afirmação da autora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com