TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pintura Corporal: Uma manifestação artística e cultural

Por:   •  28/4/2017  •  Ensaio  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 6

Apresentação do projeto

O tema da exposição é pintura corporal como expressão cultural, sabemos que em nossa sociedade atual ela existe principalmente por meio das tatuagens, que servem para um auto afirmação de nossa própria identidade que é cada vez mais bem aceito pela sociedade, nos vemos como um adereço estético da moda. Muitas pessoas que optam por marcar a pele desse jeito querem significar algo importante em suas vidas, algo pelo que passaram ou estão passando, apesar de enfrentar muito preconceito ainda, essa é uma pratica cada vez mais comum, e pretendemos mostrar nessa exposição que essas pinturas corporais vem de outros grupos sociais, e que há muitos significados de acordo com o grupo e de acordo com a ocasião, e que nossa sociedade na verdade se espelha nessas praticas adaptando-as a nossa realidade ocidental.

Missão geral da Mostra

O objetivo dessa exposição é promover uma reflexão sobre o motivo que leva as pessoas de vários contextos sociais a marcarem seus corpos seja permanentemente como nas tatuagens ou temporariamente com tintas e outros pigmentos, em algumas sociedades esses motivos são ritualísticos e em outras puramente estéticos; ou para uma reafirmação do indivíduo dentro daquele grupo. Nessa mostra a intenção é pensar o porquê essas pessoas continuam esses rituais ou tradições.

Acervo selecionado

Para o acervo, foi pensado em uma exposição predominantemente fotográfica, com fotografias de vários grupos e suas pinturas corporais, o processo que leva-se para as pinturas e os porquês. Os objetos selecionados seriam os materiais e ferramentas utilizados para as pinturas e alguns desenhos dessas pinturas.

Núcleos Conceituais

Como as peças ou obras selecionadas se organizam em relação ao tema e as premissas conceituais propostas; as obras selecionadas pensadas para essa exposição são em sua maioria fotografias e registros de pinturas corporais e suas técnicas e como elas se dão nas diversas sociedades, os porquês dessas pinturas também estarão de alguma forma expostos. Haverá um primeiro bloco falando da importância dessas pinturas nas diversas sociedades, um segundo sobre as técnicas utilizadas e que materiais são comumente utilizados e um terceiro ainda mostrando como essas sociedades inspiraram essas práticas na nossa sociedade ocidental.

Ações a serem desenvolvidas pela curadoria durante a mostra

Haverá debates, palestras e mesas redondas com estudiosos do assunto e visitas guiadas pela exposição.

Texto curatorial

A pintura corporal é um tipo de arte que nasceu no Egito, existem provas arqueológicas que afirmam que as tatuagens foram feitas no Egito por volta do ano de 4000 a 2000 a.C. No Brasil a tatuagem é uma arte muito recente, surgiu em meados dos anos 60 na cidade Portuária de Santos e foi introduzida pelo dinamarquês KnudHarld Lucky Gregersen (conhecido como Lucky Tattoo ).

A pintura corporal é algo conectado e durável que são evocados em muitos contextos, não necessariamente o da cerimônia, em diversas culturas se distinta complexidade a tatuagem mobiliza olhares, reflete sentimentos e servem de tela e que nela buscam distinção simbólica. Portanto a tatuagem é uma linguagem que está intimamente ligada à organização social, motivos e temas que servem para exprimir diferenças de posição. O resultado é que o corpo se torna artefato conceitual e o artefato quase um corpo, e os caminhos seguidos por corpos e artefatos nas sociedades vão se assemelhando cada vez mais.A inscrição de uma marca no corpo não tem aqui apenas valor de mensagem, mas é um instrumento de ação que age sobre o próprio corpo ( Michel Cartry, 1968;Deleuzee e Guattari, 1976).

Por outro lado, é importante frisar que toda sociedade produz um estilo de ser, que vai acompanhado de um estilo de gostar e pelo fato de o ser humano se realizar enquanto ser social por meio de objetos, imagens, palavras e gestos.

A arte corporal é uma ação que resulta em um trabalho de quem produz a própria arte, agradando aosolhos de quem aprecia, para que dessa forma as pessoas que se identifiquem, por exemplo, quando se pinta o corpo e possui tatuagem é um objeto de arte que pode ser visto como extensão da pessoa, porque produz efeito no sistema social no qual ele participa. Existem varias formas de representar a arte como o grafite, pintura, etc. Encaro a arte como um sistema de ação cujo fim é mudar o mundo e não codificar proposições simbólicas a respeito do mundo.

“O método de fabricação de um modelo reduzido, modo privilegiado de a arte dar conta, cognitivamente, da complexidade do mundo real, é ao mesmo tempo um modo de ganhar poder de ação sobre este mundo (Lévi-Strauss, 1979). Artefatos são assim, às vezes reduzidos de corpos, de animais ou de humanos.” (P.763).

“Corpos são artefatos, artefatos são corpos. Esta questão nos remete á discursão de Gell sobre o que seria um olhar propriamente antropológico para arte (1996,1998). A imagem tem sentido porque funciona, e não apesar do fato de funcionar. A imagem sintetiza os elementos mínimos que caracterizam o modo como o modelo opera, e é por esta razão que uma imagem é um índice e não um símbolo ou um ícone do seu modelo.” (P.765).

Fazendo uma comparação com comunidades indígenas, logo percebemos um forte apelo para a corporalidade, que são comuns as pinturas na pele e uso de adornos para sua modificação, esta corporalidade indígena nada tem a ver com o nosso modo de nosrelacionar com corpo, para estes grupos apresenta cerimônia ou ritual para vida social.

A noção de corpo, construída por cada etnia, seja ela associada à tatuagem e pintura representa símbolo de incorporação e identidade étnica, pois o corpo se transforma até onde pode ser transformado.Nada na forma nem do sentido ou no contexto das coisas as predispõe como arte ou não. Deste modo, podem ser obras de arte corpos humanas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com