TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade cultural na arte

Por:   •  12/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]


ne
[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

4     REFERÊNCIAS        7



  1. - INTRODUÇÃO

No presente trabalho será descrito sobre a diversidade na escola, organização do trabalho pedagógico e que os assuntos abordados possam guiar em meio ao aprendizado.

A diversidade tem se tornado assunto de muitas pessoas nesses últimos anos, mas respeitá-la não tem sido muito fácil, pois, nem todos que vivem em ambientes com extrema diversidade, seja ela étnica, opção sexual e cultural. As pessoas ainda estão presas a pré-conceitos estabelecidos por uma cultura que ainda não conseguem compreender as diferenças entres as pessoas, assim trazendo um desconforto para aquele denominado diferente por um padrão estabelecido por uma cultura que tem o foco de que ser igual é ser normal e ser diferente é ser anormal.

A escola e o educador tem um papel muito importante que é o de fazer com que os alunos saibam lidar com a diversidade na escola e na sociedade que ela vive, pois os alunos já saem de suas casas com uma bagagem de crenças, culturas, costumes e isso faz com que a diversidade aumente cada vez mais ao longo do tempo que os alunos vão se conhecendo, conforme o tempo se esse assunto não for abordado com certa frequência à inclusão social pode entrar no meio dos envolvidos e em qualquer ambiente em que a diferença está presente.

        O papel dos professores e da equipe escolar na realização do projeto político pedagógico deverá ser elaborado em cima dos conhecimentos gerais onde a escola está inserida e a diversidade é um dos assuntos que tem que ser levado em conta na criação do PPP, que vai direcionar o trabalho dos professores ao longo do ano dando base a todos os projetos que vão ser criado pelos professores e alunos.


  1. - DESENVOLVIMENTO

Caracterização do Perfil do Professor (Pesquisa realizada com a professora Madeleine Cruz)

a) Idade: 44 anos

b) Formação: Licenciatura em matemática

c) Formação complementar (especialização/área): matemática 

d) Tempo de atuação no ensino e) Jornada de trabalho semanal: 10 anos

f) Nível de atuação (Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio): 30 horas

 

a) O que é diversidade? 

Para mim é ter vários recursos de trabalho em sala de aula, como trabalho em grupos, fazer o aluno ser integrado, participar junto com a turma.

b) Como você trabalha com as questões da diversidade na escola?

Na verdade, sinto uma certa dificuldade em relação aos alunos integrados. Tenho um aluno autista e vejo que é difícil fazer ele se juntar ao grupo. Acho importante estar trabalhando com vários recursos e sentir que o aluno está se envolvendo com vários com o trabalho junto aos seus colegas. O preconceito ainda está presente em relação a raça, condição social e entre diferenças diversas dos seres humanos.

c) Quais diversidades estão em evidência na sua escola? 

Alunos de várias etnias, raças e alunos especiais com síndrome de down, autismo, e com dificuldades físicas.

d) Quais ações a escola deveria realizar para a promoção do respeito à diversidade na escola?

Na minha opinião a escola deve promover atividade onde todas elas possam participar juntas, como por exemplo; gincanas, ou algo que chama a atenção para aquele determinado assunto, onde todos possam se interagir.

        

        A nossa sociedade é formada por diferentes culturas, classe sociais, gênero, raça e etnias. A escola em particular deve se preocupar com uma educação voltada pelo respeito e diversidade. Ela deve assumir um papel de agente transformador, buscando promover o conhecimento. A diversidade e a pluralidade étnica se tornam um desafio para aqueles que realmente querem educar.

        Para isso, tem se como apoio as leis que regulam e orientam o processo educativo, como: LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional), e os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Mas apenas esses apoios não bastam, conforme pesquisa realizada podemos perceber a dificuldade que a professora encontra em lidar com os problemas de diversidades encontrado no ambiente escolar. Por isso o aluno se torna um enigma que está sempre desafiando o professor, no qual esse no seu papel deverá sempre refletir e mostrar aos alunos o que somos e o que não somos, valorizar o que realmente é importante nessa vida. O conceito de família, amor próprio e amor ao próximo.

        “Ainda são as diferenças o que move as sociedades desse planeta. ”, disse Manuela Carneiro da Cunha. O que dizer dessa afirmação? Além de claro concordar. Vamos pensar se todos fôssemos iguais desde os primórdios… Tendo os mesmos gostos para alimento, para companhia, atividade… bom, não teríamos evoluído. Não teríamos pensado em outro estilo de vida além de caçar e reproduzir. Sem ideias novas, sem sonhos diferentes, sem objetivos diferentes, sem descobertas, todos acomodados com a mesma e monótona vida. O diferente pensa, constrói e simplesmente mostra o que tem para oferecer para o mundo, para humanidade, para o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com