TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piscologia

Tese: Piscologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Tese  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 6

De acordo com as ideias do texto, porque podemos avaliar que os policiais do BOPE retratados no filme podem ser considerados como um grupo?

Porque eles se interagem entre si e compartilham algumas normas e objetivos, ou seja, eles são um conjunto de pessoas movidas por necessidades semelhantes que se reúnem em torno de tarefas especificas um grupo que se junta para combater o crime.

Uma das cenas de poder no grupo dos policiais é quando o aspirante Neto é responsável por arrumar as viaturas e os comandantes nem liga pela falta de peças ele tenta fazer os mecânicos trabalharem, mas sem peça não consegui, então ele começa a fazer uma lista das peças que precisa e descobre que um motor novo foi trocado por um motor velho, ou seja, um roubo dos policiais corruptos, então ele sai com o comandante Fabio e ver mais corrupção, e um dos lugares que eles cobram para fazer ronda é em uma lanchonete e também a briga entre os comandantes pelo dinheiro da corrupção, mostra que os policiais fazem a proteção e precisa do sistema (poder) e o sistema por ter poder transformou a proteção em negocio roubando da população por um serviço que deveria ser gratuito(“).

O BOPE é um dos grupos mais bem organizados do mundo com uma estrutura de vínculos e relações, e um conjunto movido por necessidade semelhante que se reúnem em torno de tarefas especificas com estratégias para combater o crime. Podemos ver claramente no filme Tropa de Elite o perfil desse grupo quando o capitão Nascimento procura um substituto vemos que ele procura por um policial que tenha controle emocional, disciplinado, consciente, flexível, honesto, com iniciativa, leal, líder e inteligência bastante para traçar estratégias precisas, esclarecer pontos fundamentais e apresentar argumentos de maneira logica. Paulo Storani, ex-capitão do BOPE e um dos inspiradores do Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite 2007, informa que para ser um “caveira” há três pressupostos, são eles:

seleção rígida, treinamento e controle de desempenho.

O BOPE tem como identificação ( a simbologia da caveira) são reconhecidos como “os caveiras” pela atuação da capacidade de assumir responsabilidades, vencer desafios e ir além das dificuldades. Que se reflete na formação de uma equipe de alto desempenho, na forma de treinamento e no comando que o líder tem sob seus subordinados. Confrontar as teorias administrativas na formação de uma equipe de alto desempenho com os exemplos diários desta organização polêmica e rígida na sua condução, porém com resultados positivos.

O BOPE é treinado para as piores situações, são treinados competência, coragem e determinação, ou seja, só os fortes sobrevivem, pode perceber que o importante para o BOPE é a formação de uma equipe com alto desempenho, no ato da seleção é definido os melhores dos melhores e no treinamento é preciso enfrentar altos padrões morais, físicos e psicológicos, fica apenas aqueles que resista às pressões. Em uma das cenas do filme que aborda o treinamento dos policiais podemos ver que os policias corruptos e sem caráter um deles recebia dinheiro do trafico o outro era “cafetão” são os primeiros eliminados sobre grande pressão. Com uma estrutura tão bem organizada e com altos desempenhos o BOPE, é tido como referencia aos demais grupos do mesmo segmento. Para ser um policial do BOPE não tem que ser bom deve ser ótimo com qualidade e resultado e por isso que o capitão Nascimento diz “Missão dada é missão cumprida”.

Um dos traços centrais da brasilidade é a negação, de que haja qualquer tipo de conflito entre nós, incluindo aqueles derivados de qualquer contexto de luta de classes. O que o BOPE representa em nosso imaginário hoje é mais uma prova de que este imaginário de paz da brasilidade não passa de uma ideologia. Comecemos pelo que aparentemente é a guerra que assistimos constantemente na cidade do Rio. Se observarmos em primeiro momento, ela não passa de um combate ao crime organizado e fortemente armado, que ao mesmo tempo oferece perigo à população como um todo e é sustentado em grande parte pelo consumo de drogas da classe média vemos claramente a crueldade retratada no filme, sem nenhuma mediação crítica, ou seja, tudo acontece a partir de uma visão subjetivista de mundo, como se tudo dependesse de nossa vontade racional pessoal.

Duas soluções e facilmente imaginadas: a classe média precisa parar de consumir, e isso é veiculado exaustivamente em inúmeras propagandas de TV, e por outro lado o Estado precisa cumprir sua parte, entrando na favela fortemente armado para combater os traficantes mais perversos. Observando acima é que entra o papel do BOPE em nosso imaginário. Podemos ate pensar que já esta sendo resolvido que o Estado e a Sociedade têm a solução cada um “fazendo sua parte”. Mas não e verdade o consumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com