TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piscologia Organizacional

Ensaios: Piscologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 2

Curso Superior de Administração Pública

Unidade curricular: Psicologia Organizacional

Prof. Jaqueline Medeiros Silva Calafate

Acadêmico: Emanoel Ribeiro da Silva

Administração Pública

1. A qual a conclusão chegou a pesquisa na fábrica da Western Eletric Company, em Hawthorne? Porque ela é importante para a história da Psicologia Organizacional?

Marcou o inicio do movimento de Relações Humanas. Sobre o que representou para a Administração a mudança de paradigma do o foco da produção para o das relações pessoais nas organizações,

O principal objetivo era a exploração das ligações entre a motivação e o resultado final do trabalho dos empregados. Concluiu neste estudo que o fator humano deveria ser recuperado, numa época em que a produção em massa desumanizante era mais apreciada.

Mayo chegou à conclusão de que eram mais importantes as relações humanas e os sentimentos. A satisfação no trabalho estava associada à valorização da “função social” do indivíduo. Enfim, ele percebeu que os fatores subjetivos tinham mais importância do que os fisiológicos.

Os resultados da pesquisa feita em Hawthorne definiram um novo período no

mundo do trabalho, em que a produtividade é associada a valores de aceitação, de pertencer e ser reconhecido em um grupo. Foi neste período que produtividade passou, pela primeira vez, a ser relacionada à interioridade do indivíduo, a seus valores e, principalmente, a seu desejo de aceitação, de pertencer

harmonicamente a um grupo.

2. Propomos que você organize em duas colunas as idéias das teorias X e Y de McGregor, pois assim será mais fácil a comparação entre elas.

A primeira assume que as pessoas são preguiçosas e que necessitam de motivação, pois encaram o trabalho como um mal necessário para ganhar dinheiro. A segunda baseia-se no pressuposto de que as pessoas querem e necessitam trabalhar. Um argumento contra as teorias X e Y é o fato de elas serem mutuamente exclusivas. Para o contrapor, antes da sua morte, McGregor estava desenvolvendo a teoria Z, que sintetizava as teorias X e Y nos seguintes princípios: emprego para a vida, preocupação com os empregados, controle informal, decisões tomadas por consenso, boa transmissão de informações do topo para os níveis mais baixos da hierarquia, entre outros.

3. Quando e por que acontece a renovação na abordagem do comportamento

humano nas organizações? O que muda?

O rompimento com essa tradição se deu, a partir dos anos noventa, com a renovação na abordagem do comportamento humano nas organizações onde

outras dimensões humanas foram consideradas. A preocupação com o comportamento foi ampliada para a subjetividade e a busca se deu no sentido de se adotar uma postura mais contextualizada e compreensiva do indivíduo na organização, uma tentativa de compreender sua singularidade.

Tentava-se compreender a importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com