TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piscologia Da Educação

Dissertações: Piscologia Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2012  •  3.935 Palavras (16 Páginas)  •  902 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Introdução :

Muitas coisas o que até hoje os professores aplicam nas salas de aula, teve com base nos estudos e observação dos grandes teóricos, que revolucionaram suas épocas, onde levantaram hipóteses, criticaram o sistema, que foram de grande importância para a ciência, com isso podemos observar que essas teorias percorreram e ainda percorrem todos os cantos do mundo.

Estas observações e pesquisas tiveram diferentes faixas etárias , diferentes culturas, estudos de casos clínicos do indivíduos desde o nascimento até a fase adulta.

Mostrando com são importantes para compreendermos o desenvolvimento humano e responder o porque o do comportamento de determinada maneira e situação da vida do indivíduo .

Desenvolvimento.

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico vienense que alterou radicalmente o modo de pensar a vida psíquica. Trabalhou em laboratório de fisiologia e deu aulas de neuropatologia no instituto onde trabalhava. A investigação sistemática desses problemas levou Freud á criação da Psicanálise.

O termo psicanálise é usado para referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional.

Freud iniciou a psicanálise com a hipnose, quando ganhou uma bolsa de estudos em Paris, onde trabalhou com tratamento de histerias com hipnose. De volta a Viena, seu principal instrumento de trabalho era a hipnose.

Freud, em seus estudos, descobriu uma força psíquica que denominou resistência e chamou de repressão o processo psíquico que visa encobrir, fazer desaparecer da consciência uma ideia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma.

Seu objetivo era descobrir as repressões e suprimi-las através de um juízo que aceitasse ou condenasse definitivamente o excluído pela repressão. Considerando este novo estado da coisa, essa investigação feita por Freud é chamado de psicanálise.

A primeira teoria sobre o psíquico:

Essa teoria refere-se á estrutura de três sistemas ou instâncias psíquicas:

Inconsciente,

Pré- consciente

Consciente.

O inconsciente – exprime o conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência e é um sistema de aparelho psíquico regido por leis próprias de funcionamento.

O pré-consciente – refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis á consciência. É aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.

O consciente – é o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Na consciência, destaca-se o fenômeno da percepção, principalmente a percepção do mundo exterior, a atenção e o raciocínio.

Freud em suas investigações na prática clínica sobre as causas e o funcionamento das neuroses, descobriu que a maioria de pensamentos e desejos reprimidos referia-se a conflitos de ordem sexual, nos primeiros anos de vida dos indivíduos.

Os principais aspectos destas descobertas são:

A função sexual existe desde princípio da vida, logo após o nascimento, e não só a partir da puberdade como afirmava as ideias dominantes.

O período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo até chegar à sexualidade adulta.

No processo de desenvolvimento pisco sexual, o individuo nos primeiro tempos de vida, tem a função sexual ligada à sobrevivência, e, portanto o prazer é encontrado no próprio corpo.

As fases do desenvolvimento sexual em:

- fase oral – a zona de erotização é a boca.

- fase anal – zona de erotização é o ânus.

- fase fálica – zona de erotização é o órgão sexual

Em seguida vem um período de latência, que se prolonga até a puberdade e se caracteriza por uma diminuição das atividades sexuais. Depois vem a fase genital quando objeto de erotização ou de desejo não está mais no próprio corpo, mas em um objeto externo ao indivíduo- o outro.

No decorrer dessas fases, vários processos e ocorrências sucedem-se onde destaca-se o complexo de Édipo, e é em torno dele que ocorre a estruturação da personalidade do indivíduo. Acontece entre 3 e 5 anos, durante a fase fálica.

O funcionamento psíquico é concebido a partir de três pontos de vista:

- econômico – existe uma quantidade de energia que alimenta os processos psíquicos.

- tópico – o aparelho psíquico é constituído por um numero de sistemas que são diferenciados quanto a sua natureza e modo de funcionamento, o que permite considerá-lo como lugar psíquico.

- dinâmico – no interior do psiquismo existem forças que entram em conflito e estão, permanentemente, ativas. A origem dessa força é pulsão.

Pulsão - refere-se a um estado de tensão que busca, através de um objeto, a supressão deste estado. Eros é a pulsão de vida e abrange as pulsões sexuais. Tanados é a pulsão de morte. Pode ser autodestrutiva ou estar dirigida para fora e se manifestar como pulsão agressiva ou destrutiva.

Segunda teoria do aparelho psíquico

Caracterizasse pelo id, ego e superego, os três sintomas da personalidade.

Id – constitui o reservatório da energia psíquica, onde se localizam as pulsões: a da vida e da morte. A característica atribuída ao sistema inconsciente, na primeira teoria é atribuída ao id. É regido pelo princípio do prazer.

Ego – é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade e as ordens do superego. Procura dar conta dos interesses das pessoas. É regido pelo princípio da realidade, que, com o princípio do prazer, rege o funcionamento psíquico. É um regulador, na medida em que altera o princípio do prazer para buscar a satisfação considerando as condições objetivas da realidade. Neste sentido, a busca do prazer pode ser substituída pelo evita mento do desprazer. As funções básicas do ego são: percepção, memória, sentimento, pensamentos.

Superego – origina-se com o complexo de Édipo, a partir da internalizarão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com