TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento para atividades empresariais

Projeto de pesquisa: Planejamento para atividades empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Em qualquer contexto de gestão administrativa é indispensável à utilização de ferramentas gerenciais, pois, além de prevenir possíveis fracassos, essas ferramentas demonstram o caminho em que a empresa deve seguir na tomada de decisões que proporcionará uma maior eficácia podendo chegar ao nível máximo de eficiência num processo.

Etapa 1:

Aula tema: Planejamento da Ação Empresarial

O Planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão totalmente voltados para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e, com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral. O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistêmica de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É um processo contínuo de tomada de decisão estratégica e não mais um planejamento e refeito a cada ano que passa.

O Planejamento tático é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Além disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura. O planejamento tático se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negocio da empresa. O planejamento tático é o conjunto deliberada e sistêmica de decisão sobre empreendimentos mais limitados, prazos mais curtos, áreas menos amplas e níveis mais baixos da hierarquia da organização. O planejamento tático de um departamento da empresa em relação ao planejamento estratégico geral da organização pode ser considerado estratégico em relação a cada uma das seções que compõem aquele departamento.

O Planejamento operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no dia-a-dia no nível operacional. Como esta inserido na lógica de sistema fechado, o planejamento operacional focaliza a otimização e a maximização de resultados,ao passo que o planejamento tático esta voltado para resultados apenas satisfacientes. O planejamento operacional pode ser visualizado como um sistema: começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático, desenvolve planos e procedimentos detalhados e proporciona informação de retroação no sentido de propiciar meios e condições para otimizar e maximizar os resultados. O planejamento operacional é composto de uma infinidade de planos operacionais que proliferem nas diversas áreas e funções da empresa: produção ou operações, finanças, mercadologia, recursos humanos, entre outras.

O sistema de controle permite ao gestor através da interpretação dos objetivos da empresa, torná-los viáveis por meio de planejamento, da organização, da direção e do controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, obtendo a sinergia necessária para atingir tais objetivos.Fica evidente nesse pensamento que o controle gerencial passa a ser um administrador do sistema, planejando, organizando, dirigindo e controlando o uso dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos da organização de maneira eficiente e eficaz.

O controle gerencial não está somente ligado intimamente aos problemas financeiros da empresa ou as decisões gerenciais de investimentos, de operação do sistema ou de financiamentos, ele está interligado na complexa rede sinérgica da empresa através de uma grande variedade de técnicas analíticas para a geração de respostas rápidas que permitam o gerenciamento eficaz de todo sistema empresarial.

O planejamento da organização é um processo contínuo e fundamental na rotina de trabalho onde toda a equipe em sinergia com os objetivos da empresa, sob a responsabilidade dos gestores, estabelecendo metas e determinando a melhor maneira de atingi-las.

A abrangência, a precisão e o refinamento com o qual as análises são conduzidas estão intimamente ligadas a cada situação específica e ao grau de importância no sistema. O planejamento requer de toda equipe envolvida um conjunto previamente estabelecido, detalhado e ordenado de ações que se articulam e permitam alcançar os objetivos propostos, utilizando recursos humanos, financeiros, administrativos, procedimentos de controle e avaliação.

Pode-se dividi-los em dois tipos: o planejamento estratégico e o planejamento operacional.

O planejamento estratégico nasce no ambiente organizacional, da consciência das oportunidades e ameaças do mercado, da definição dos pontos fortes e fracos, das deficiências para o cumprimento da missão estabelecendo dessa maneira o propósito de direção para a organização seguir aproveitando as oportunidades, minimizando os riscos

e neutralizando as ameaças ambientais. Este planejamento necessita de elementos essenciais a sua estrutura como a definição da missão da empresa, a definição do papel da organização no seu negócio. A definição da visão da empresa a curto e longo prazo, definindo o seu alvo e os seus desafios e aquilo que se pretende ser no futuro.

Os objetivos da empresa, as políticas, e tudo o que possa influenciar a empresa nos seus negócios, dentro de uma visão holística de todo sistema, deve ser decidido de forma que fique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com