TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Estagio III

Exames: Plano De Estagio III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................3

1.1 Problemática……………………………………………………….............5

1.1.1 Pergunta Problema……………………………………………...............5

1.2 Objetivo Geral……………………………………………………...............5

1.2.1 Objetivo Especifico………………………………………………...........5

1.3 Justificativa…………………………………………………………............5

2.METODOLOGIA......................................................................................6

3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA....................................................................7

4 CRONOGRAMA......................................................................................8

5 ORÇAMENTOS.......................................................................................8

6 RESULTADOS ESPERADOS.................................................................8

REFERÊNCIAS..........................................................................................9

INTRODUÇÃO

As visitas domiciliares assumem um papel fundamental nas equipes do Programa saúde da família (PSF). Contundo romper com o paradigma biomédico exige uma vigilância nem sempre fácil ou simples, com o objetivo de ampliar o olhar do profissional.

1.1 Problemática

A visita domiciliar é uma prática antiga na área da saúde, e atualmente, está sendo resgatada em função das novas políticas públicas, que incentivam maior mobilidade do profissional. Mobilidade quer dizer o profissional deixar de ficar esperando as pessoas adoecerem e procurarem recursos, e atuar em seu entorno, detectando necessidades, promovendo saúde e cuidado.

1.1.1 Pergunta Problema

Quais são as dificuldades enfrentadas pelos os profissionais de saúde do programa saúde da família (PSF) nas visitas domiciliares?

1.2 Objetivo Geral

Conhecer as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde do programa saúde da família (PSF) nas visitas domiciliares.

1.2.1 Objetivos Específicos

I. Pesquisar o tema em literatura bibliográfica

II. Levantar o número de visitas domiciliarem de um programa saúde da família (PSF) de Goiânia;

III. Descobrir quais as facilidades e dificuldades impostas nas visitas domiciliares;

IV. Verificar quais as facilidades e dificuldades quando as visitas domiciliares;

V. Apresentar sugestões de melhorias mediante as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde do programa saúde da família (PSF).

1.3 Justificativa

O programa saúde da família vem cada vez mais crescendo, assim tornando uma porta de entrada do usuário no sistema de saúde. As visitas domiciliares permitem ao visitador (re)conhecer, a cada rua e domicílio visitado, as necessidades reais e as possíveis soluções que a comunidade coberta pela ESF oferece. Os enfermeiros devem funcionar como “radares humanos” a captar o que é concreto, e subjetivo, o que está ali onde à população habitam e que pode indicar intervenções. Essas intervenções podem ser imediatas e concretas, ou induzir a captar nos movimentos expressivos da família algo merecedor de atenção: um nariz que escorre secreção; um choro diferente (da criança); panelas ou geladeiras vazias; torneira sem água; esgoto que passa na calçada; corpo com frio, sem roupa; uma gestante sem controle; crianças ou idosos sem vacinas; poeira no teto, janelas fechadas; pouca iluminação.

2 METODOLOGIA

Esta pesquisa vai acompanhar o modelo bibliográfico e para composição serão empregados livros característicos do contexto, monografias (para análise), artigos, resumos sobre o assunto, consultas a internet e módulos de semestres anteriores do curso em andamento.

Para que o objetivo seja obtido essencialmente será imprescindível compreender os caminhos nas visitas domiciliar. Dentro da ESF(Estratégia Saúde da Família) a visita domiciliar é uma atividade comum a todos os membros da equipe de saúde da família, sendo uma atribuição específica e obrigatória somente para os Agentes Comunitários de Saúde que deveram:

[...] desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco; [...]

[...] acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, de acordo com as necessidades definidas pela equipe; [...] (BRASIL, 2007).

Enquanto, que o enfermeiro possui a seguinte atribuição específica:

[...] realizar assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias na USF e, quando indicado ou necessário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com