TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO III

Casos: RELATÓRIO DE ESTÁGIO III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente relatório discute o tema estágio supervisionado na formação profissional do/a assistente social: Parte-se da concepção que o/a estudante vivencia a dimensão investigativa e interventiva da profissão quando realiza essa atividade, daí a importância da supervisão de campo e acadêmica nesse processo para propiciar a reflexão, análise crítica das condições objetivas e subjetivas que permeiam o trabalho profissional.

Este relatório tem fundamento mostrar os pontos importantes dentro da instituição LBV no seu Centro Comunitário de Assistência Social, buscando mostrar as ações desempenhadas por um assistente social, refletir suas limitações, os processos de tomada de decisão, as principais competências e habilidades.

O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica, quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho e na área profissional.

Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois conseguiu-se extrair as melhores maneiras de trabalhar com os usuários que vivem em várias situações diferentes. Durante a observação e coparticipação, o contato com os usuários, foi visto a diferença no processo de aprendizagem e solução em vários problemas detectados, tornando assim de forma significativa a contribuição a todos os participantes dos programas na instituição. No espaço do estágio também sensibilizou-se para o potencial das artes e da diversidade cultural, pois as atividades culturais deram uma suma importância e enriquecimento no conhecimento de novas culturas, ampliando o conhecimento e abastecimento no acervo de ideias dos usuários. Na prática cumpriram-se todas as ações e horários desenvolvidos pelo supervisor de campo.

No estágio I, a Instituição colocou-se a disposição o acervo, bem como documentos já inscritos por estagiários que realizaram estágios anteriores e que serviram de aprendizado. Foi de grande valia a oportunidade de observar, bem como participar e executar ações desenvolvidas mais diretamente na análise do trabalho desenvolvido pelo Serviço Social. Foram várias atividades e ações aplicadas, como por exemplo, a visita domiciliar onde foi feito estudos de casos extremamente grave, preenchimento de fichas de acompanhamentos, dinâmicas de grupo envolvendo a realidade, encaminhamentos, relatórios, etc.

Conforme as exigências do Estágio Supervisionado II foram elaboradas um Projeto de Intervenção a ser executado na própria instituição. Foi construída uma proposta de intervenção baseado num grupo de gestantes participantes do “Programa Cidadão Bebê”, a fim de proporcionar e ampliar o acesso dessas mulheres a informações sobre o planejamento familiar, dos métodos contraceptivos visando à maternidade e paternidade consciente com a responsabilidade quanto ao número de filhos, evitar gravidez indesejada e de alto risco e doenças sexualmente transmissíveis. A ideia surgiu durante o estágio porque se constatou uma imensa falta de informação sobre o Planejamento Familiar e elevado número de gravidez sem a utilização de algum método contraceptivo.

A partir das atividades desenvolvidas durante a vivência do estágio III, foi possível adquirir com mais clareza um maior aprendizado a partir da aplicação das práticas aplicadas nos setores da Instituição Centro Comunitário de Assistência Social. Durante todo o período pode-se observar e fazer parte da dinâmica da unidade e da equipe de Serviço Social e foi possível acompanhar de mais perto as abordagens realizadas para solucionar conflitos que se instalaram entre crianças e adolescentes dentro da instituição.

Com todas as fases cumpridas do projeto de intervenção foi possível fazer uma análise de todo o trabalho que foi executado, do que foi produtivo ou improdutivo, para que cada novo estudo, novo desafio possa estar se qualificando, se aperfeiçoando e buscando melhorar sempre.

Com os dados obtidos e as análises realizadas, verificou-se que as intervenções empreendidas pelo Projeto de Intervenção provocaram um impacto positivo nos grupo envolvido.

Portanto, pode-se constatar que o Projeto de Intervenção cujo título é “A Importância do Planejamento Familiar Para as Gestantes da LBV” está em concomitante acordo com a realidade do centro de Assistência Social bem como do atendimento com o projeto, tendo total adequação do título.

Assim, torna viável que o Projeto foi de uma enorme contribuição relevante e com resultados satisfatórios para o objetivo abordado, tendo em vista que a ação dos orientadores como profissional foi de suma importância. O tema abordado serviu para deixar as participantes do grupo de gestantes situadas de todas as informações e total clareza dos fatos.

II. DESENVOLVIMENTO

A experiência nos estágio I, II e III, teve como objetivos, complementar a formação do acadêmico, proporcionando uma experiência profissional através de vivências nos campos de prática do assistente social, estabelecer relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com