TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS III

Casos: RELATÓRIOS DE ESTÁGIOS III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  1.011 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL

FACULDADE DE LETRAS

PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO DISCURSIVO POEMA: “O POEMA NO SEU DIA A DIA”

ESTAGIÁRIA Míria Marcia Cutrin de Miranda

ESCOLA E. M. E. F. Casemiro Francisco de Paiva

SÉRIE / TURMA 5º ano B

TURNO Vespertino

PERÍODO DE REALIZAÇÃO 13/06/2013 à 21/06/2013

ORIENTADOR MsC. Eliane Galvão Ferreira

1 – Justificativa

Partindo do pressuposto que o ser humano é um poeta em potencial, dotado de sentimentos, emoções e muita criatividade, e que em seu cotidiano ele vive a poesia através das brincadeiras, da invenção de rimas, dos travas-línguas, músicas, etc, é que deve-se considerar que, a leitura do texto poético, é indispensável para a formação do leitor que deve integrar-se para atuar na realidade social na qual ele está inserido. Neste projeto será desenvolvido o gênero textual “poema”, tendo como objetivo principal discutir o ensino da leitura e escrita, e distinguir os diferentes tipos de poemas.

Este gênero é de grande relevância no ensino da Língua Portuguesa, em que vem criar situações diversificadas e prazerosas que despertem o gosto pela leitura e escrita, usando o ato de ouvir, ler, escrever, reescrevem e interpretar como forma de compreender e interagir no meio social. O mesmo será desenvolvido no 5º ano B, no período vespertino, na Escola Mun. de Ens. Fund. Casemiro Francisco de Paiva, localizada na PA- 252 Vila Colatina, no município de Acará.

Portanto, o presente projeto visa à melhoria do ensino-aprendizagem do educando, oportunizando a desenvoltura nas produções textuais, tendo como produção final, um varal de poesias elaborado pelos alunos da série já mencionada, permitindo que os mesmos se apropriem da linguagem literária de uma forma lúdica, pelo canto, pela mensagem, em fim, pelo encanto que existem nas palavras.

2 – Delimitação do Tema

Leitura e produção textual com ênfase no gênero discursivo “Poema” e sua produção oral e escrita dentro e/ou fora do âmbito escolar.

3 – Objetivos:

– OBJETIVO GERAL:

Propor uma situação comunicativa em que o aluno sinta-se capaz de produzir com competência os textos sugeridos, direcionados ou não. Fazendo uso correto dos sinais de pontuação para enfatizar a coesão e coerência do que está sendo escrito. Com isso, estimula-lo a pensar, refletir e expor os seus pensamentos através da poesia.

– OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Despertar o interesse pela literatura, pela poesia.

• Recitar poesia explorando os recursos existentes.

• Reconhecer os poemas em suas diversas formas.

• Destacar autores consagrados que escreveram e escrevem para o público Infanto-juvenil.

• Proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos.

• Resgatar sentimentos e valores.

4 - Fundamentação Teórica

Os princípios teóricos que norteiam este projeto, estão pautados na teoria sócio-interacionista da linguagem. Para Bakhtin, a linguagem é analisada a partir da interação entre os indivíduos dentro de uma prática social; a língua falada tem vida e se transforma constantemente pela própria pressão do uso cotidiano: ela não pode ser separada do fluxo da comunicação verbal.

Os indivíduos não recebem pronta para ser usada; eles penetram na corrente da comunicação verbal; ou melhor, somente quando mergulhamos nessa corrente é que sua consciência desperta e começa a operar.(...) Os sujeitos não adquirem sua língua materna: é nela e por me o dela que ocorre o primeiro despertar da consciência. ( Bakhtin.1992,)

O trabalho poético para Bakhtin está inteiramente inter-relacionado ao contexto social,” O poeta, afinal, seleciona palavras não do dicionário, mas do contexto da vida onde as palavras foram embebidas e se impregnaram de julgamentos de valor” (Bakntin, apoud Freitas, 1992, p. 127). Assim, os gêneros discursivos, por mobilizarem diferentes esferas da atividade humana, representam unidades abertas da cultura.

Em relação à escrita meu olhar se amparou nas considerações de Garcez (2001). Segundo ela, escrever é antes de tudo um exercício que só se aprimora com a prática constante atrelada indissociavelmente à prática de leitura. Leitura e releitura colaboram decisivamente para sensibilidade frente às melhorias cabíveis ao texto. Para Garcez, escrever é uma habilidade que pode ser desenvolvida e não um dom que poucas pessoas têm; é um ato que exige empenho e trabalho e não um fenômeno espontâneo.

É pela leitura que assimilamos as estruturas próprias da língua escrita. Para comunicarmos oralmente apoiamo-nos no contexto, temos a colaboração do ouvinte. Já a comunicação escrita tem suas especificidades, suas exigências. [...] Tratamos de forma diferente a sintaxe, o vocabulário e a própria organização do discurso. É pela convivência com textos escritos de diversos gêneros que vamos incorporando às nossas habilidades um efetivo conhecimento da escrita. (Garcez, 2001:6-7)

Nesse contexto reafirmo que poesia será minha opção de trabalho em sala de aula. Cabe-me propiciar a leitura e escrita do gênero poético, sendo mediadora do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.

5 – Estratégias ( aplicação )

1º Momento

- Apresentação do Projeto aos alunos incentivando a participação de cada um.

- Fazer uma lista dos autores preferidos pela turma.

- Seleção de poesias de acordo com os autores indicados pelos alunos.

2º momento

- Organizar roda de leitura para que os alunos expressem os sentimentos que

aparecem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com