TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pobresa E Exclusão Social

Exames: Pobresa E Exclusão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

A pobreza pode levar a uma situação de exclusão social, no entanto, esses dois conceitos não estão intimamente ligados. Um trabalhador de uma classe social baixa pode ser pobre e estar integrado na sua classe e comunidade. Deste modo, fatores como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente, mas, não é obrigatório que o sejam.

A causa da exclusão é a falta de igualdade em educação, o que se reflete no mercado de trabalho.

Aliado a isto, a má distribuição de renda acaba distanciando os cidadãos, cada vez mais. Os mais ricos ficam cada vez mais ricos, com acesso a mais oportunidades, ao passo que os mais pobres tendem a permanecer em tal condição, pois não contam com mecanismos que garantam acesso aos bens sociais de que dispõem os mais abastados. Esta é a exclusão social.

Neste cenário, a solução passa pelo posicionamento do Estado, que deveria garantir chance melhor de oportunidades aos mais pobres (excluídos), uma vez que o ponto de partida não é o mesmo para todos os cidadãos. Todavia, o Estado não tem vida própria, e sim os seus agentes. Temos chance de eleger agentes para o Legislativo e para o Executivo e a consciência para votarmos em representantes dos nossos interesses é fundamental. Necessitamos de quem queira dar oportunidades, com educação, melhores leis e distribuição de renda e o voto é a nossa "arma". Mas a exclusão social instalada acaba gerando um ciclo que se repete: o povo não tem educação, não consegue fazer análise crítica dos representantes e elege quem não defende os seus interesses. Por isto a solução se apresenta em cenário de longo prazo, com eleições e eleições.

Já a pobreza, Podemos considerar como países pobres aqueles que apresentam baixos níveis de desenvolvimento humano, econômico e social. Os números da pobreza são dados a partir de indicadores vitais e indicadores socioeconômicos. Os indicadores vitais são insuficiência alimentar, grande incidência de doenças, alta taxa de natalidade e alto desenvolvimento demográfico. Já os indicadores socioeconômicos, pela baixa renda per capta, predomínio do setor primário sobre o secundário, concentração de renda, subemprego e emprego disfarçado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com