TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pobreza no brasil

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

A pobreza no Brasil não está vinculada à falta recursos, mas ao processo ineficaz de distribuição e acesso, inclusive a bens e serviços públicos enquanto responsabilidade do Estado, que não são elaborados enquanto políticas públicas, implementadas para produzir mudanças estruturais (JACCOUD, 2009).

O Brasil possui um território de dimensões continentais, com diferenças culturais e regionais, climáticas e geográficas que devem ser pautadas na formulação das políticas públicas, porque a pobreza resulta historicamente da trajetória brasileira para construção da civilidade, da cidadania, da economia nacional, das relações de poder, enquanto responsabilidades legais e institucionais.

As conquistas sociais e políticas brasileiras resultaram nas atuais relações sociais e de trabalho, no trato com o que é coletivo, na capacidade de mobilização e luta da população, na incorporação, ao menos legislativa, das causas apresentadas nas lutas pela eliminação das diferenças sociais, na possível cultura política e nas recentes vivências cotidianas. 

As reflexões sobre as desigualdades sociais, a pobreza e a Questão Social se justificam porque nos conduzem à definição do papel das políticas sociais que, neste contexto, além de ampliar a cobertura e a qualidade das políticas estruturantes, deverão desenvolver estratégias de redistribuição de riqueza. A autora Jaccoud (2009, p. 58) afirma que “a política social não é só e nem prioritariamente política de combate à pobreza; não é o único instrumento de combate à pobreza e não deve ser dissociada de direitos sociais”.

 Texto do Ricardo Antunes referente ao livro: "Adeus ao trabalho"
- Texto do José Paulo Netto e do Marcelo Braz, referente ao primeiro seminário.
Também podem estudar os módulos referentes ao assunto como complemento, disponibilizados online.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com