TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Podemos afirmar que o autor considera mais de uma maneira de definir o termo Cultura?

Por:   •  2/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

1. Podemos afirmar que o autor considera mais de uma maneira de definir o termo Cultura? Justifique sua resposta.

        Sim, em seu texto, o autor mostra duas maneiras de definir cultura, uma delas está atrelada ao conhecimento, sofisticação e sabedoria que a pessoa tem, ou seja, seu gral de escolaridade e como ela se mostra na sociedade; já outra abordagem se refere à cultura como as pessoas se relacionam para viver em conjunto, assim, cultura se mostra como um grupo se pensa, classifica, estuda e modifica o mundo e a si mesmos.

2. Segundo o autor, quais problemas podem ser gerados quando se relaciona o termo “Cultura” ao termo Inteligência?

        Ao se relacionar o termo cultura ao termo inteligência tem-se o problema de que as pessoas fazem a interpretação errada dos termos e os confundem, uma vez que a capacidade que uma pessoa tem de realizar operações mentais e lógicas não está diretamente relacionado com a quantidade de livros que leu ou as línguas que pode falar.

3. Usando o exemplo sobre a interpretação do termo “Personalidade”, dado pelo autor, comente a informação seguinte: “Cultura não é um termo ligado ao que se pode ter, mas sim ao que se produz”.

        Cultura, no dia a dia é muitas vezes confundida com inteligência, essa está relacionada com o que se pode ter em termos de conhecimento e capacidade de produzir, mas a cultura que produz, uma vez que esta molda o comportamento social para alterar, pensar, classificar e estudar o mundo e si mesmos. Assim, sem pessoas engajadas à produzir algo, não consegue fazê-lo, por isso a cultura é muito importante, já que através dela são formados os conceitos em comum para que objetivos sejam cumpridos.

4. Explique a afirmação seguinte: “a visão antropológica do termo Cultura relaciona sua definição com a nossa condição de viver coletivamente”.

        A afirmação define a cultura como o que molda um grupo para que as pessoas possam conviver sem problemas, ou seja, um conjunto de normas que são formadas pelo grupo para que esses possam viver juntos mesmo com todas as diferenças que possuem.

5. Como o entendimento da Cultura pode contribuir de maneira positiva para entender as diferenças entre os indivíduos e as sociedades.

        Com o entendimento de cultura, o indivíduo pode entender melhor como deveria ser seu comportamento na sociedade e o que ele pode fazer para ajustar-se e alterá-la se possível, assim o convívio seria de forma mais harmoniosa entre as pessoas.

6. Procure sintetizar em uma única frase qual é, na sua opinião, a principal mensagem trazida pelo texto de DaMatta.

        A cultura molda o nosso comportamento em sociedade e sem ela o nosso mundo seria um caos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com