TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA

NUTRIÇÃO, 7º SEMESTRE TARDE

AÇÃO DOS ANTIACIDOS NO AUMENTO DO SUCO GÁSTRICO

THAMARA PEREIRA FERREIRA

SOBRAL – CE

2013


SUMÁRIO

Resumo .................................................................................................... 1

Introdução ............................................................................................... 2

Metodologia ............................................................................................. 3

Fármacos antiácidos .................................................................................. 5

Resultados ................................................................................................ 6

Conclusão ................................................................................................. 7

Referencias Bibliográficas ...................................................................... 8

1

RESUMO

O aumento do suco gástrico do estomago pode causar sérios desconfortos,  esse aumento pode ser causado por uma série de fatores, entre eles a má alimentação, o stress, o tabagismo e alcoolismo. Para o alivio rápido desses sintomas são usados uma classe de fármacos de agem diretamente no estomago, os antiácidos. Os antiácidos, tais como o hidróxido de alumínio, carbonato de cálcio, sais de magnésio e bicarbonato de sódio, são amplamente utilizados no tratamento da Doença de Refluxo Gástrico (DRG) ligeira, e podem ser adquiridos sem prescrição médica.

ABSTRACT  : Increased gastric juice of the stomach can cause serious discomforts, this increase may be caused by a number of factors, including poor diet, stress, smoking and alcoholism. For fast relief of these symptoms are a class of drugs used to act directly on the stomach, antacids. Antacids such as aluminum hydroxide, calcium carbonate, magnesium salts and sodium bicarbonate, are widely used in the treatment of Gastric Reflux Disease (DRG) light, and can be purchased without a prescription.


2

INTRODUÇÃO

A digestão gástrica  é uma fase que dura de três a quatro horas. Ela é estimulada pela distensão do estômago devido à presença de alimento e à diminuição do pH no interior do órgão. A distensão ativa reflexos longos e mioentéricos. Isso propicia a liberação de acetilcolina, que estimula a secreção de mais suco gástrico. Como as proteína que estão no interior do estômago se ligam aos íons hidrogênios, há uma elevação do pH. A inibição da gastrina e da secreção ácido gástrico é suspensa. Isso faz com que as células G liberem gastrina, a qual, por sua vez, estimula as células parietais a secretar ácido gástrico. Este ácido é composto de cerca de 0,5% de ácido clorídrico (HCl), o que reduz o pH para o valor alvo de 1 a 3. A liberação de ácido também é desencadeada pela acetilcolina e histamina.

Quando ocorre uma disfunção desse ciclo há um aumento da secreção do suco gástrico, com esse aumento rapidamente ocorre a elevação do pH do órgão ficando um meio mais ácido, podendo causar um desconforto. O desconforto estomacal pode ser ocasionado por alimentação incorreta que estimula o estômago a produzir mais ácido clorídrico para auxiliar na digestão, ou ainda por ansiedade e nervosismo. Estas duas situações ocasionam o desequilíbrio de acidez estomacal. Então para que haja uma rápida diminuição de desse pH é feito a utilização de antiácidos, fármaco que ajuda a diminuir a acidez do estomago.

Os antiácidos tem como principal componente o bicarbonato de sódio, então o que é Bicarbonato de sódio é conhecido quimicamente como NaHCO3, o bicarbonato de sódio é um pó branco que constitui uma mistura cristalina solúvel em água. Este composto se classifica como alcalino solúvel e recebe também a denominação de hidrogeno carbonato de sódio.

O Bicarbonato de sódio, quando diluído, libera gás carbônico segundo a equação:

NaHCO
3 + HCl → NaCl + H2O + CO2

Na presença de água, o NaHCO
3 reage com os ácidos liberando CO2 (g), o responsável pela efervescência. Pode-se notar a presença do dióxido de carbono ao ingerirmos o antiácido através da liberação de gás pela boca.

Os Antiácidos estomacais tem o poder de neutralizar o excesso de HCl (ácido clorídrico) do suco gástrico presente em nosso estômago, este ácido auxilia na digestão dos alimentos que ingerimos.

De uma forma resumida os antiácidos são medicamentos que aumentam o pH gástrico, neutralizando o ácido clorídrico  (HCl) liberado pelas células gástricas (células parietais). São amplamente empregados na medicina humana (automedicação).


3

METODOLOGIA

Os antiácidos constituem um dos grupos terapêuticos mais utilizados na automedicação. Não foi demonstrado papel curativo dos antiácidos na úlcera péptica, pois mesmo as bases mais fortes não conseguem elevar o pH do conteúdo gástrico além de 3, nível que apenas permite um efeito sintomático relativo à dor, sem garantia de um efeito supressor da actividade péptica. Naturalmente que a introdução dos fármacos verdadeiramente anti-ulcerosos relegou os antiácidos para o seu devido lugar.

São fármacos com ação inespecífica, ou seja,  fármacos que dependem exclusivamente de suas propriedades físico-químicas como o coeficiente de partição e o coeficiente de ionização para promoverem o efeito farmacológico.
O mecanismo de ação ocorre por uma reação de neutralização, que faz com que o pH estomacal aumente, nesta situação não ocorre a interação do antiácido com algum receptor do estômago.

Este grupo de fármacos pode ser dividido em dois grupos: sistêmicos e não sistêmicos. Os primeiros podem ser absorvidos no trato digestivo e exercer este efeito no organismo do indivíduo, ao passo que aqueles não-sistêmicos exercem seu efeito essencialmente no estômago.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (232.7 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com