TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Como Vocação

Por:   •  8/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3

A politica como vocação

Max weber

 

 Weber inicia o texto com uma simples pergunta o que é politica?  Qualquer tipo de liderança independente da ação também influenciada pela liderança de uma politica, O estado antes hierárquico foi substituído pela anarquia que define se  como com conceito de povo, território e soberania que contem suas próprias leis e politica. Ele também se caracteriza como a comunidade humana que pretende com êxito o monopólio legitima da força física dentro de um determinando território então só o estado pode usar esse tipo de poder, Para que  exista e tenha ordem a sociedade devem obedecer a autoridade alegada pelos detentores de poder.(p55)

Max weber explica que há três justificativas, logo legitimações básicas do domínio, a tradicional autoridade do ‘ontem eterno’, exercido pelo patriarca e o príncipe patrimonial de autora. O domínio da virtude da ‘legalidade’ da fé na validade do estatuto legal exercido pelo ‘ servidor do estado’ e por todos os portadores de poder. E a autoridade do dom da graça, particular de um individuo de extrema dedicação exercido pelo profeta ou no campo da politica pelo senhor da guerra eleito. Encontramos três tipos puros ‘tradicional, carismático e legal ‘o domínio em virtude da dedicação.(P 56)

Esse carisma exclusivamente pessoal do líder é a raiz da vocação. Significa que o líder é pessoalmente reconhecido, então os homens não obedecem em virtude da tradição ou lei, mas sim porque acreditam nele. Essa liderança surgiu em todos os lugares e épocas históricas destacando duas figuras o magico e o profeta, a liderança politica nasceu da cidade estado.Esses políticos de vocação são decisivos nas correntes entre a luta politica pelo poder, mas como conseguem manter seu domínio? Esse domínio exige uma conduta á obediência para com os senhores portadores do poder. (P57)

Existem dois modos para a politica de vocação: viver para politica que seria fazer dela sua vida sentimento único ‘ Quem vive para fazer da politica uma fonte de renda permanente vive da politica’. E quem vive para politica em condições normais, de ser rico e lhe proporciona uma renda suficiente independente da renda que a politica lhe proporcionar. Na vida econômica cotidiana somente a riqueza torna um homem economicamente independente. (p60)

Weber define um politico profissional (que vive pra politica) com três características: paixão que é gostar do que faz querer muito esta nesse meio não pelo dinheiro mais porque gosta, sentimento de responsabilidade e o senso de proporção que é ter consciência de seus atos e da proporção das coisas.

Ele também define dois tipos de ética: ética responsável que você se sente responsável pelo resultado final  prevendo tudo que pode dar errado, já a ética da convicção é ter certeza que de que o resultado final é bom pelo simples fato de ter fé,. Essas duas teorias não  excluem uma a outra, mas sim podem se complementar.

No livro de weber ele faz essa analise sobre a classe dominante e a classe dominada, ele simplesmente como é a atualidade pessoas mais bem sucedida dominada a outra, contudo ele vê que o estado nada mais é que o homem dominando seus dominados, e somente o estado pode usar legitimamente a força sobre seus indivíduos para manter estrutura e ordem. Porem essa lei que rege o estado é somente em seu território, não passa para sua fronteira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com