TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Monetaria

Dissertações: Politica Monetaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Código de 1947 foi o primeiro código de ética do Assistente Social, aprovado em 29 de setembro de 1947, O mesmo nesse período estava ligado às valores predominantes do neotomismo, baseado entre o bem e o mal, dessa forma, a prática profissional deveria estar sempre vinculado a Igreja Católica, com seus valores do bem e do mal, do justo e injusto, do honrado e desonrado. A conduta moral dos indivíduos baseava é na ética de obrigações para si própria, com os outros e com a comunidade (CABRAL, 2008, p.4).

Código de 1965 foi aprovado em 08 de maio do mesmo ano na cidade do Rio de Janeiro, pelo Conselho Federal de Assistentes Sociais, ele se fundamenta no conservadorismo moral e no neotomismo, com objetivo de conter as manifestações da classe trabalhadora e busca de melhores condições de vida e direitos trabalhistas daquela época. O código de 65 também está vincula a igreja católica, foram definidas as premissas do serviço social, como: respeitar a dignidade da pessoa humana, as posições filosóficas, políticas e religiosas daqueles a quem se destina sua atividade.

Código de 1975 foi criado em 30 de Janeiro, foi formulado e debatido em pleno período de ditadura militar, traz em seu contexto a perspectiva ritualização do conservadorismo da profissão. O mesmo sustenta suas bases atreladas aos fundamentos da igreja católica, além de ressaltar ideologicamente a importância da família enquanto base de sustentação da sociedade, opondo-se a situações que a fragilizem o divorcio, aborto, etc. (silva).

Código de 1986 representou uma ruptura na tradição neotomista e adotou uma nova postura frente às problemas sociais, além de ser considerado o código marco da profissão, além de ter um vinculo com a igreja católica. O mesmo se refere a os valores fundamentais, principalmente a liberdade e a justiça social.

Código de 1993 é o atual do Assistente Social, onde fala da importância da liberdade, justiça social e os valores fundamentais, um código que esclarece os direitos e deveres dos Assistentes Sociais tais como: a legitimação social da profissão e a garantia da qualidade dos serviços prestados. Além dos seus princípios fundamentais que é a (efetivação e garantia dos princípios de liberdade, defesa dos direitos humanos, consolidação da cidadania, defesa da democracia, garantia da equidade e justiça social, eliminação do preconceito, garantia do pluralismo, construção de nova ordem societária, articulação profissional com grupos excluídos da sociedade), (BARROCO, 2004).

INTRODUÇÃO

Esse presente trabalho busca esclarecer sobre o surgimento de contexto histórico do serviço social, sua trajetória no Brasil, as influencia com a igreja católica e os avanços acontecidos ao longo do tempo.

Também mostrarão em ordem as contribuições dos códigos de ética de 1947, 1965, 1975, 1986 e o atual código o de 1993 constituído entre esses períodos, relatando os seus interesses e destacará os principais acontecimentos entre cada código mencionado, assim mostraram de forma clara as características e as mudanças sofridas por cada um. São códigos que contribuíram muito para a sociedade Brasileira, além de por em pratica benefícios para os Assistentes Sociais.

Assim irá perceber a importância e contribuição de cada código

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com