TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica resumo

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.669 Palavras (23 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 23

Primeira Unidade: Introdução

O significado de Política

- O significado de Política é quem manda [em poderes como monarquia - um manda (mais ou menos tirania), aristocracia - alguns mandam (mais ou menos oligarquia) ou democracia - todos mandam (governo popular)].

- A política deriva da palavra pólis (cidade como lócus, para os filósofos). Platão é elitista moderno: para ele democracia é a pior dentre as melhores, porque é do povo (povo = burguesia). Pólis como Estado (organização política e jurídica - estado como sujeito e objeto).

- Tripartição Aristotélica.

- Para João Ubaldo Ribeiro, existem duas definição de política: uma em sentido amplo (presentes em todas as relações humanas - como falado no sentido clássico) e outra em sentido estrito (quando de interesse de todos - que é uma concepção moderna e de interesse público).

Esquema: Política é = quando 01 manda é; quando alguns mandam é; quando todos mandam é .

* Por quê manda - Quais interesses? - INTERESSES

* Como manda - via Consenso e autoritariamente (coercitivamente) - Como se dá o processo de tomada de decisões?

O "Quem manda" - Quando João Ubaldo se refere a quem manda está se referindo às formas de governo.

  • O "porque manda" está relacionado a interesses. Quem manda está interessado em satisfazer seus interesses, seja na forma de persuasão, coação, sedução, etc.

O "Como manda" - Está ligado ao contexto em que se está inserido. Se, por exemplo, se está falando de um governo democrático, busca-se o consenso. Se está se falando de um governo autoritário, a forma de mando é a coação.

Concepção clássica de Política:

==> Pólis <== Política

Cidade (Reflexão sobre todas as atividades denominadas como políticas desempenhadas na Pólis).

- Resolução das questões do texto de João Ubaldo.

- Não existe apolítico. Ser político é da essência do indivíduo.

  1. Concepção Clássica de Política (Ubaldo toma Aristóteles como Base - referencia a Platão e Aristóteles)

- Pólis (com sentido de) => Cidade (ecos Do desenvolvimento das atividades dos seres humanos) => Política (termo derivado de Pólis).

* Reflexão sobre todas as atividades (necessária relação entre seres humanos - permeados pelas relações de poder) denominadas como políticas, desempenhadas na pólis (no sentido amplo);

* Autores: + Platão - República (Na concepção de Platão, o conceito de política justa era o de dar a cada um de acordo com sua aptidão. A política devia ser boa. Devia ser desempenhada por homens bons).

+ Aristóteles - Política (para ele o bom é ??). 1º tratado, não é teoria, sobre todas as funções desempenhadas na pólis.

- Prática (caminho da construção do conhecimento) -> vai da pratica para teoria [autores da CMP (1)]. Não é teoria porque falta o método (comprovação) científico (apoiado na observação, indução e na experimentação) - Teoria é feita pelos modernos (Quando pensamos na concepção clássica de política vamos dar prática para a teoria).

1.2.1 Especificidades da Concepção Clássica da Política

- Ausência de método científico para construção da teoria;

- Caráter finalístico (política tinha uma finalidade última. Platão: finalidade era a justiça. Aristóteles: finalidade é que a política deve ser boa = política deveria ser boa e justa);

- Sentido Amplo

- Predomínio do caráter prescritivo (dever-ser. "A política deve ser desta forma". Ex.: deve ser justa, boa);

- Fusão entre o social (sede do desenvolvimento das mais diferentes relações) e o político (desempenhada pelos homens que são seres sociais) - não havia dicotomia entre as duas funções; eram coisas interligadas;

- Fusão entre a moral (não necessariamente a moral religiosa) e a política (nosso contexto coincide com uma moral religiosa na idade média, mas a política não tem a ver com religião) - política desempenhada de acordo com o que era aceito moralmente naquela sociedade;

- Caráter idealizador da política (como deveria ser, desempenhado pelos bons. Como gostariam que ela fosse);

- Ausência de método científico (Havia a teoria, porém, devido a ausência de método, não havia embasamento científico).

1.2.2 Tipologia Clássica das Formas de Poder

- O poder é visto como um meio e não como um fim em si mesmo. Utilizado para determinar o comportamento do outro via interesses públicos ou individuais.

* Poder Político: é da categoria de poder do homem sobre outros homens.

- Relação expressa nas seguintes expressões como relação entre:

- Governante e Governado (sentido geral);

- Soberano e Súditos (relação de subordinação arbitrária ou consensual);

- Estado e Cidadãos (forma contemporânea);

- Comando e Obediência, e etc.

Tripartição Aristotélica (clássica)

- Divisão do poder em 03 tipos (poder dos homens sobre os homens): Paterno (a ação dos governantes se assemelha a este poder); Despótico (no limite do que é considerado político); Político.

- Aristóteles e Platão eram elitistas sem igualdade (os homens não podem conquistar o poder - sociedade estática).

1.2.2 Tipologia das Formas de Poder

PODER - Paterno Despótico Político

Paterno - 1º critério: em nome de quais poderes se exerce o poder? pai toma todas as decisões para os filhos. Na retorica todo o interesse paterno esta que ele visa os interesses dos filhos;

2º critério: fundamento da obediência - os filhos obedecem aos pais devido a uma tradição, respeito, "coação", moral, independência. O fundamento esta na NATUREZA da relação, sendo legítima a coação as vezes, a questão da dependência, houve a reprodução deste comportamento que se tornou uma tradição (é natural que os filhos obedeçam os pais). A fundamentação da obediência está na natureza da relação.

Despótico - 1º critério: em nome de quais poderes se exerce esse poder? em pró do déspota, do senhor;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)   pdf (304 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com