TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Migratorias

Por:   •  22/11/2018  •  Ensaio  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

Atualmente o tráfico de seres humanos é a terceira atividade ilegal que mais cresceu nos últimos anos e também por ser extremamente rentável, só perdendo para o narcotráfico e o comercio ilegal de armas de fogo. No tráfico humano, as pessoas são exploradas para fins de escravidão, em atividades sexuais e até para a remoção de órgãos humanos, tornando assim uma das mais graves violações dos direito humanos.

O tráfico de pessoas é um fato conhecidos desde os tempos antigos, quando pessoas da África eram retirados do seu lugar de origem para se tornarem escravos em colônias. Nos tempos atuais essa realidade do tráfico de pessoas continua, pois ainda é muito difícil de se combater, ferindo os direitos humanos, o direito de ir e vir.

No Brasil, também ocorre o tráfico interno de pessoas, sendo no Pará o principal destino, pessoas com condições socioencômicas vulneráveis são atraídas por falsas promessas de melhoria de vida, principalmente vindas do Maranhão. Onde segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE), de uma a cada quatro pessoas vivem em extrema pobreza.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o tráfico de pessoas movimenta cerca de 32 bilhões de dólares por ano, que já atingiu cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo, sendo que 57% destas estavam envolvidas para fins escravos. Isso demostra um grande número de pessoas que são enganados pelos aliciadores, seus “algozes” com o falso sonho de ter uma vida melhor em outro lugar, além disso, de acordo com dados do Conselho Nacional do Ministério Público(CNMP), dos 1,758 procedimentos identificados, 1.348 tratavam de pessoas para trabalho escravo, o fato das maiores dessas pessoas possuírem uma grande vulnerabilidade econômica os tornam vítimas desse ato horrendo.

Posteriormente, deste 32 bilhões de dólares gerados pelo tráfico humano, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 85% dessa renda é gerada através da exploração sexual, a mentirosa oferta de emprego e promessas, seduz as vítimas sendo a maioria mulheres na faixa etária de 10 a 29 anos, com perfis de baixa escolaridade e solteiras.

Algumas das táticas ardilosas usadas por esses aliciadores são por meio da imigração, eles oferecem transporte, comida, roupa, tudo que a vítima precisa, e quando ela chega ao seu destino, é apresentada a realidade cruel que lhe esperava e muitas vezes seus documentos são roubados, e por meio deste elas ficam sem poder pedir ajudar, pois serão consideradas imigrantes ilegais no país e não terão tempo hábil para pedir ajudar.

Entretanto, muitas pessoas as acusam e dizem que elas vão por livre e espontânea vontade, realmente existem algumas que sabem da exploração que vão sofre, porém isso não conta, pois a vítima é protegida por ordenamento jurídico, pois entende-se que o consentimento não é legítimo, porque afronta a autonomia e a dignidade da pessoa humana.

De maneira, esse grande império do mercado negro, o tráfico humano para a remoção de órgãos está entre as dez principais atividades ilegais no mundo que mais lucram geram. Segundo dados do Conselho da Europa, os doentes pagam entre 62 mil a 140 mil euros por órgãos. Na avaliação feita pelo Ministério dos Direito Humanos por faixa etária, 37% têm de 8 a 17 anos e 34% de 0 a 7 anos ou seja as crianças e os adolescente são mais vulneráveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com